Banca de QUALIFICAÇÃO: TAMIRIS POSSAMAI

DISCENTE : TAMIRIS POSSAMAI
DATA : 25/11/2020
LOCAL: Sala Google Meet

DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: percurso, desafios e potencialidades

Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio. Instituto Federal Catarinense. Ensino Médio. Educação Profissional. Formação humana integral.

Este trabalho apresenta uma pesquisa de Mestrado a ser submetida a exame de qualificação, vinculada à linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense. Trata-se de um estudo que versa sobre a proposta de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense (IFC). Tem como objetivo geral analisar os desafios e as potencialidades para que a Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio (EPTIEM) do IFC se constitua em uma oferta de formação humana integral. Para tanto, em termos teórico-metodológicos, utiliza procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. No tocante à abordagem, reivindica a dialética e conjuga aspectos quantitativos e qualitativos. Para chegar à temática principal, apresenta, na primeira parte do trabalho, elementos fundamentais da base material e da relação Trabalho-Educação na forma social do capital para, então, investigar a proposta de ensino médio integrado do IFC, seu percurso e sua implementação. O movimento recente provocado no IFC, que elaborou Diretrizes para a EPTIEM do IFC, é descrito a partir de documentos disponibilizados pela instituição. Indica-se, caminhando para o fim, as pretensões de coleta, produção e análise de dados, a partir da colaboração de trabalhadores do IFC que participaram do amplo movimento estudado, que serão realizadas após o exame de qualificação. Os resultados provisórios apontam que a decisão política da gestão do IFC representa um passo importante na direção da materialização da proposta almejada, comprometida com a superação da dualidade educacional e ao encontro de interesses da classe trabalhadora.

Externo à Instituição - DANTE HENRIQUE MOURA
Presidente - 1755556 - FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA