Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO FERREIRA DA ROCHA

TIME: 14:00
LOCAL: Brusque
TITLE:

Latitudes, longitudes e coordenadas geográficas: uma análise da perspectiva docente sobre o componente Geografia Escolar no currículo das turmas do sexto ano do Ensino Fundamental II

KEY WORDS:

Geografia Escolar, Currículo de Geografia, Coordenadas Geográficas, BNCC, Ensino Fundamental II, Ebook

PAGES: 42
BIG AREA: Ciências Humanas
AREA: Geografia
SUMMARY:

O projeto tem como tema a análise do currículo de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental II, com foco no ensino de latitudes, longitudes e coordenadas geográficas. O problema a ser investigado é se o currículo selecionado e ensinado aos alunos está sendo elaborado de acordo com os princípios e conceitos estruturantes da Geografia presentes nos documentos que norteiam a elaboração do currículo oficial nas instituições de ensino. O objetivo geral é verificar se o ensino de Geografia está presente no planejamento anual do professor e quais motivos e critérios adotados por ele mantêm este conteúdo no currículo de Geografia. A justificativa do projeto se baseia na importância de se avaliar a adequação do currículo de Geografia, visando aprimorar a qualidade do ensino e contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes. O marco teórico inclui a análise do currículo da Geografia Escolar, bem como dos documentos oficiais norteadores do currículo de Geografia, desde a Constituição Federal de 1988 até a BNCC. A metodologia adotada inclui a pesquisa exploratória, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, com a aplicação de questionários e análise dos dados através da pesquisa qualitativa de Bardin (1997). A área de estudo é o município de Sombrio - Santa Catarina, e os resultados esperados incluem a identificação de possíveis lacunas no currículo de Geografia e a produção de um E-book voltado para o professor de Geografia, que visa exclusivamente ao amparo dos professores para a escolha dos temas curriculares.

COMMITTEE MEMBERS:
Interno - ***.543.028-** - ANED MAFER MATTOS FERNANDES - UFTM
Presidente - 1052577 - CARLOS ALBERTO RIZZI
Interno - ***.411.570-** - MAURICIO RIZZATTI - UFSM
Notícia cadastrada em: 24/08/2023 10:49
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-04.sig.ifc.edu.br.sigaa04