AS CIDADES INTELIGENTES E A MOBILIZAÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO: EXPERIMENTAÇÕES A PARTIR DE UM COMPONENTE CURRICULAR DE ENSINO MÉDIO.
Raciocínios geográficos. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Cidades Inteligentes. Novo Ensino Médio.
Durante o final do ano de 2021 grande parte das escolas do Brasil preparavam-se
para, no ano seguinte, iniciar o Novo Ensino Médio (NEM), enquanto que outras
poucas já haviam iniciado este processo. Esta dissertação se propõe a apresentar o
relato do professor/pesquisador de como um componente curricular sobre cidades
inteligentes foi desenvolvido e de como foi esta experiência promoveu o produto
didático do componente curricular de Cidades Inteligentes (CI). Criado dentro das
necessidades escolares e da obrigatoriedade da aplicação do Novo Ensino Médio,
utilizando-se da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a pesquisa em questão
enquadra-se como uma investigação translacional e qualitativa. Esta classificação se
deve por ter ocorrido de forma concomitante ao programa de mestrado profissional
em ensino de Geografia em rede nacional (ProfGeo) e a aplicação das aulas do
componente curricular de Cidades Inteligentes. O presente estudo encontra-se dentro
da linha de pesquisa “Saberes e conhecimentos da Geografia no espaço escolar”. A
problematização desta dissertação se dá por meio da seguinte questão de pesquisa:
como se pode desenvolver competências ligadas ao pensamento geográfico por meio
de um componente curricular sobre Cidades Inteligentes no contexto do Novo Ensino
Médio? O presente estudo objetiva analisar o potencial do componente curricular de
Cidade Inteligentes para a construção do pensamento geográfico no contexto do novo
ensino médio brasileiro. A pesquisa em questão busca como objetivos específicos
compreender como o conceito de smart cities foi aplicado no Novo Ensino Médio;
investigar como os componentes curriculares de geografia abordaram urbanização,
smart cities (CI) e tecnologias de informação e comunicação (TIC); revisão de
habilidades e competências das características especificadas pela BNCC, que
poderiam justificar a inclusão no conteúdo do curso de Cidades Inteligentes; e,
também avaliar a relevância do uso do pensamento geográfico no desenvolvimento
do conteúdo do curso de Cidade Inteligente através dos raciocínios, conceitos e
linguagens.