Projeto Pedagógico do Curso

O Curso de Bacharelado em Zootecnia, ofertado pelo IFC Campus Santa Rosa do Sul, visa oferecer condições aos graduandos para adquirirem competências e habilidades que permitam tornarem-se profissionais com sólida base de conhecimentos científico-tecnológicos na área de criação e produção animal. Os estudantes serão estimulados a fim de que desenvolvam uma visão sistêmica da produção animal, buscando estratégias que promovam o equilíbrio entre
animais, humanos e ambiente. Desta forma, esta matriz curricular é diversificada e tem como intuito encorajar os futuros zootecnistas a serem geradores e difusores de tecnologias que melhorem a criação e produção animal brasileira, em consonância com os arranjos produtivos locais da comunidade em que estarão inseridos em sua trajetória profissional. Com base nos conhecimentos específicos que estabelecem o exercício da profissão do zootecnista (Lei nº 5.550/1968), busca-se despertar nos estudantes o empreendedorismo, incentivando-os a se
tornarem agentes do desenvolvimento rural, dotados de consciência ética e visão crítica da conjuntura social, política, ambiental, cultural, sustentável e econômica do país. Conforme instituído nas Diretrizes Curriculares, o Art. 5° da Resolução CNE/CES n.4/2006 prevê que os estudantes tenham:

I - sólida formação de conhecimentos científicos e tecnológicos no campo da Zootecnia, dotada de consciência ética, política, humanista, com visão crítica e global da conjuntura econômica social, política, ambiental e cultural da região onde atua, no Brasil ou no mundo.

II - capacidade de comunicação e integração com os vários agentes que compõem os complexos agroindustriais.

III - raciocínio lógico, interpretativo e analítico para identificar e solucionar problemas.

IV - capacidade para atuar em diferentes contextos, promovendo o desenvolvimento, bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos e comunidades.

V - compreensão da necessidade do contínuo aprimoramento de suas competências e habilidades profissionais.

Referente às competências e habilidades do Zootecnista, conforme o Art. 6° da Resolução CNE/CES n.4/2006, o curso de graduação em Zootecnia deve possibilitar uma formação profissional abrangente e integralizante, tendo vistas aos seguintes requisitos:

a) Fomentar, planejar, coordenar e administrar programas de melhoramento genético das diferentes espécies animais de interesse econômico e de preservação, objetivando maior produtividade, equilíbrio ambiental e respeitando às biodiversidades no desenvolvimento de novas biotecnologias agropecuárias.

b) Atuar na área de nutrição e alimentação animal, utilizando conhecimentos sobre o funcionamento do organismo animal, visando ao aumento de sua produtividade e ao bem-estar animal, suprindo as exigências com equilíbrio fisiológico.

c) Responder pela formulação, fabricação e controle de qualidade das dietas e rações para animais, responsabilizando-se pela eficiência nutricional das fórmulas.

d) Planejar e executar projetos de construções rurais, de formação e/ou produção de pastos e forrageiras e de controle ambiental.

e) Pesquisar e propor formas mais adequadas de utilização dos animais silvestres e exóticos, adotando conhecimentos de biologia, fisiologia, etologia, bioclimatologia, nutrição, reprodução e genética, tendo em vista o aproveitamento econômico ou a preservação.

f) Administrar propriedades rurais, estabelecimentos industriais e comerciais ligados à produção, ao melhoramento e às tecnologias animais.

g) Avaliar e realizar peritagem em animais, identificando taras e vícios, com fins administrativos, de crédito, de seguro e judiciais; e elaborar laudos técnicos e científicos no campo de atuação.

h) Planejar, pesquisar e supervisionar a criação de animais de companhia, de esporte ou lazer, buscando seu bem-estar, equilíbrio nutricional e controle genealógico.

i) Avaliar, classificar e tipificar produtos e subprodutos de origem animal, em todos os estágios de produção.

j) Responder técnica e administrativamente pela implantação e execução de rodeios, exposições, torneios e feiras agropecuárias. Executar o julgamento, supervisionar e assessorar inscrição de animais em sociedades de registro genealógico, exposições, provas e avaliações funcionais e zootécnicas.

k) Realizar estudos de impacto ambiental, por ocasião da implantação de sistemas de produção de animais, adotando tecnologias adequadas ao controle, ao aproveitamento e à reciclagem dos resíduos e dejetos.

l) Desenvolver pesquisas que melhorem as técnicas de criação, transporte, manipulação e abate, visando ao bem-estar animal e ao desenvolvimento de produtos de origem animal, buscando qualidade, segurança alimentar e economia.

m) Atuar nas áreas de difusão, informação e comunicação especializada em Zootecnia, esportes agropecuários, lazer e terapias humanas com uso de animais.

n) Assessorar programas de controle sanitário, higiene, profilaxia e rastreabilidade animal, públicos e privados, visando à segurança alimentar humana.

o) Responder por programas oficiais e privados em instituições financeiras e de fomento à agropecuária, elaborando projetos, avaliando propostas e realizando perícias e consultas.

p) Planejar, gerenciar ou assistir diferentes sistemas de produção animal e estabelecimentos agroindustriais, inseridos desde o contexto de mercados regionais até grandes mercados internacionalizados, agregando valores e otimizando a utilização dos recursos potencialmente disponíveis e tecnologias sociais e economicamente adaptáveis.

q) Atender as demandas da sociedade quanto à excelência na qualidade e segurança dos produtos de origem animal, promovendo o bem-estar, a qualidade de vida e a saúde pública.

r) Viabilizar sistemas alternativos de produção animal e comercialização de seus produtos ou subprodutos, que respondam aos anseios específicos de comunidades à margem da economia de escala.

s) Pensar os sistemas produtivos de animais contextualizados pela gestão dos recursos humanos e ambientais.

t) Trabalhar em equipes multidisciplinares, possuir autonomia intelectual, liderança e espírito investigativo para compreender e solucionar conflitos, dentro dos limites éticos impostos pela capacidade e consciência profissional.

u) Desenvolver métodos de estudo, tecnologias, conhecimentos científicos, diagnósticos de sistemas produtivos de animais e outras ações para promover o desenvolvimento científico e tecnológico.

v) Promover a divulgação das atividades da Zootecnia, utilizando-se dos meios de comunicação disponíveis e da sua capacidade criativa em interação com outros profissionais.

w) Desenvolver, administrar e coordenar programas, projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão, igualmente estar capacitado para atuar nos campos científicos que permitem a formação acadêmica do Zootecnista.

x) Atuar com visão empreendedora e perfil proativo, cumprindo o papel de agente empresarial, auxiliando e motivando a transformação social.

z) Conhecer, interagir e influenciar as decisões de agentes e instituições na gestão de políticas setoriais ligadas a campo de atuação.

A formação profissional multifacetada permitirá aos egressos do curso de Zootecnia uma atuação ampla e diversificada no mundo do trabalho. O profissional será capaz de transitar pelas mais diversas áreas e atividades, destacando-se:

- Análise de mercado, de ambiente de produção, de investimento agropecuário, de infraestrutura e logística de transporte de insumos, produtos, distribuição e comercialização de animais, produtos e subprodutos.

- Assessoramento de programas de controle sanitário, higiene, profilaxia e rastreabilidade animal, visando à segurança de rebanhos, sistemas produtivos e alimentar humana.

- Assessoria à formação e gestão de empresas certificadoras e a organizações rurais como cooperativas, associações de produtores, associações de criadores de raças, entidades de registro genealógico, sindicatos rurais, e similares.

- Assessoria especializada para certificação rural, ambiental, jurídica e contábil.

- Atuação nas áreas de comportamento, ambiência e bem-estar animal.

- Auditoria em sistemas de criação e produção animal e agroindústrias.

- Avaliação, classificação e realização de peritagem em animais para registro e transações comerciais

- Avaliação, classificação e tipificação de produtos e subprodutos de origem animal, em todos os estágios de produção, distribuição e comercialização.

- Consultoria especializada para empreendimentos agropecuários, órgãos e instituições públicas ou privadas ligadas ao agronegócio.

- Desenvolvimento de produtos, insumos, ferramentas de gestão e de tecnologias aplicadas à agropecuária.

- Desenvolvimento e uso de tecnologias de produção de sementes, avaliação, implantação, manejo e uso de pastagens e lavouras para a produção de alimentos forrageiros destinados à alimentação animal.

- Desenvolvimento, administração e coordenação de cursos de formação e capacitação técnica, programas, projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão em nível técnico e superior nas diferentes áreas do conhecimento em Zootecnia.

- Desenvolvimento, execução e gestão de comunicação, difusão e informação especializada em Zootecnia.

- Desenvolvimento, execução e gestão de esportes agropecuários, lazer e terapias humanas com uso de animais.

- Desenvolvimento, execução, aplicação e gestão de ações de ensino, pesquisa e assistência técnica aplicadas à pegada hídrica na agropecuária e conservação dos recursos hídricos.

- Desenvolvimento, uso e aplicação de tecnologias para controle de pragas e insetos de interesse zootécnico.

- Elaboração, execução e gestão de programas oficiais e privados em instituições financeiras e de fomento à agropecuária.

- Ensino, pesquisa, assistência técnica, desenvolvimento e gestão de programas e ações de manejo aplicadas à reprodução animal, assim como para o uso e aplicação das biotecnologias reprodutivas.

- Formulação, fabricação e controle de qualidade dos alimentos, aditivos, suplementos minerais e vitamínicos, das dietas e rações para animais.

- Gestão de instituições, órgãos e empresas públicas ou privadas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão rural que contemple a Zootecnia.

- Gestão e administração de estabelecimentos industriais e comerciais ligados à produção animal, de transformação de seus produtos, de biotecnologia de vinculada à produção e reprodução animal e de conservação animal.

- Gestão e administração de propriedades rurais sob as diferentes ordens de grandeza.

- Nutrição e alimentação de animais silvestres, exóticos, ornamentais, companhia, zoológico e de produção.

- Orientação da espacialização produtiva e de conservação animal e arranjos produtivos locais qualificados.

- Orientação e implantação de áreas para alojamento de animais de produção e silvestres, por meio do uso de silvícolas que resultem na proteção e produção de alimentos para animais e insetos.

- Orientação e recomendação de procedimentos para controle de pragas e doenças em plantas forrageiras.

- Orientação e recomendação para análise de solo, adubação e correção de solo para fins de produção plantas forrageiras.

- Planejamento, desenvolvimento e execução de projetos de construções e instalações rurais, máquinas e equipamentos de uso zootécnico.

- Planejamento, desenvolvimento, gerenciamento e assistência técnica especializada aos sistemas tradicionais e alternativos de produção animal, estabelecimentos agroindustriais, de comercialização de produtos e subprodutos de origem animal

- Planejamento, desenvolvimento, implantação e acompanhamento de programas de proteção do patrimônio genético e de melhoramento genético das espécies animais exploradas comercialmente, bem como de plantas forrageiras com potencial de uso na alimentação animal.

- Realização de estudos de impacto ambiental para implantação ou resultantes de sistemas de produção animal, desenvolvimento e implementação de ações mitigadoras, de reciclagem de resíduos e dejetos e de garantia da sustentabilidade ambiental.

- Representação e assessoramento em comissões, conselhos, câmaras e órgãos colegiados da administração pública ou privada com escopo de atuação na agropecuária.

- Responsabilidade técnica e administrativa em ambientes de ensino, pesquisa, assistência técnica de criação, produção, exposição, permanência temporária ou duradoura, uso em atividades funcionais e humanitárias, treinamentos, adestramentos, conservação e comercialização de animais de companhia, animais ornamentais, aves exóticas, de sistemas de produção de forrageiras, de fábricas de ração, de aditivos, de suplementos minerais e vitamínicos, de laboratórios de bromatologia e tecnologia de alimentos aplicados à nutrição animal, de laticínios, frigoríficos e congêneres, curtumes e espaços similares, espaços de processamento de mel e derivados e demais indústrias de processamento de produtos de origem animal, de zoológicos, criatórios ou unidades preservacionistas e conservacionistas, implantação e execução de rodeios, feiras e exposições agropecuárias, torneios, concursos, provas funcionais e técnicas com animais, de instituições e programas oriundos destas para registro genealógico de animais, de sistemas produtivos de animais contextualizados pela gestão dos recursos humanos e ambientais, e cursos de Zootecnia nos diferentes níveis de formação.

As práticas de ensino-aprendizagem baseiam-se em diferentes metodologias e utilização de tecnologias de informação, oportunizando o desenvolvimento pessoal e coletivo dos discentes. Plano de ensino, de aulas e conteúdos são disponibilizados no Sistema Acadêmico, utilizando-se de linguagem dialógica adequada ao público-alvo.

Além disso, os docentes selecionam e disponibilizam materiais de apoio, compostos de diferentes recursos com o objetivo de tornar significativa a aprendizagem e mediar a produção sistematizada de conhecimentos.

A Organização Didática do IFC prevê a integração curricular como uma opção metodológica, possibilitando ao estudante utilizar conceitos e referenciais teóricos das diferentes áreas do saber para compreender e refletir sobre a realidade em que está inserido. Prevê ainda que todos os cursos organizem uma arquitetura curricular flexível com componentes optativos e eletivos, oportunidades diferenciadas de integralização de curso e aproveitamento de estudos. Pensar um currículo integrado traz o desafio de assegurar o comprometimento com a formação omnilateral dos estudantes como sujeitos para a vida em sociedade.

A curricularização da pesquisa e da extensão é uma metodologia de ensino que se destaca no IFC, pois permite articular a pesquisa como princípio educativo, a extensão como ação dialógica e o ensino como síntese dos três processos. Integrar a pesquisa e a extensão ao desenvolvimento do ensino possibilita vivenciar práticas e saberes que extrapolam os esquemas tradicionais que compõem os currículos acadêmicos.

O Sistema de Avaliação Institucional do IFC orientar-se-á pelo dispositivo de Lei nº 10.861/2004, que instituiu o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), representada no Instituto pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA), que tem suas diretrizes orientadas pela Resolução nº 069 CONSUPER/2014.

O Curso de Zootecnia buscará aprimoramento contínuo com a execução de avaliações tanto no âmbito externo quanto no interno. A avaliação externa ocorrerá conforme mecanismo proposto pelo MEC, via Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAE) que visa identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, com ênfase no perfil do corpo docente, nas instalações físicas, na organização didático-pedagógica e nos programas de atendimento aos acadêmicos. O desempenho dos estudantes também compõe este sistema avaliativo e será realizado mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

A avaliação interna será realizada pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA), que organizará e/ou definirá os procedimentos e mecanismos adotados para a avaliação anual do curso, podendo ocorrer a qualquer momento do ano letivo. Esta comissão atua de forma a buscar informações junto ao corpo docente e discente, por meio de preenchimento de questionários, conversas e análise de informações documentais relativas aos mais variados aspectos do ambiente acadêmico. Compete à Coordenação do Curso e ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) avaliar a implantação, a supervisão e a consolidação do Projeto Pedagógico do Curso em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), PDI e PPI do IFC, além de acompanhar o processo didático-pedagógico, analisando os resultados de ensino aprendizagem segundo o PPC.

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