Projeto Pedagógico do Curso

O perfil do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do IFC- CampusIbirama atende aos objetivos do perfil profissional de conclusão do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (BRASIL, 2016, p. 103). Os profissionais do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda deverão constituir em sua formação conhecimentos, para:

● Propor soluções criativas e inovadoras de projetos, utilizando conteúdos teóricos aplicados às técnicas e aos processos de criação de produtos de moda para atender à indústria da confecção do vestuário.

● Interagir com outras áreas, atuando em equipes interdisciplinares na elaboração e execução de pesquisas e projetos de moda.

● Conhecer o setor produtivo da área de moda, com visão sistêmica relacionada ao mercado, materiais, processos produtivos e novas tecnologias, envolvendo questões culturais da sociedade e do contexto regional. A partir desse estudo, conceberá produtos de moda com base no entendimento e na interpretação dos aspectos históricos e prospectivos, tendo consciência das implicações econômicas, sociais, antropológicas, ambientais, estéticas e éticas da sua atividade.

● Administrar setores da cadeia produtiva da moda quanto à qualidade, produtividade, arranjo físico de indústrias e de serviços terceirizados, estoques, custos, investimentos, marketing, estratégias e administração de recursos humanos para a produção.

Considerando o campo de atuação presente no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (BRASIL, 2016, p. 103), o Tecnólogo em Design de Moda pode atuar nas seguintes áreas:

● Ateliês de costura: participando de todo o processo de produção de uma peça de roupa e acessório, desde o corte até o acabamento final;

● Pesquisas de público-alvo, mercado, tendências mundiais e locais; e pesquisa de tecidos e estamparia;

● Desenvolvimento e criação de produtos, estampas, etiquetas, embalagens, criação de novas marcas e de logotipos;

● Fabricação de roupas e de acessórios;

● Produção de desfiles, catálogos, banners, "looks" para comerciais e produção de vitrines e lojas.

● Desenvolvimento de diferentes etapas do processo produtivo do vestuário como, ilustração, desenho técnico, modelagem, prototipia e processos de beneficiamento têxtil;

● Empreendimento de novos negócios na área da moda;

● Elaboração de textos teóricos, analíticos ou jornalísticos acerca do contexto histórico e cultural da produção de vestuário e moda;

● Gestão de eventos de moda;

● Gestão de processos produtivos e controle de qualidade na moda.

● Instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

As práticas de ensino-aprendizagem baseiam-se em diferentes metodologias e utilização de tecnologias de informação, oportunizando o desenvolvimento pessoal e coletivo dos discentes. Plano de ensino, de aulas e conteúdos são disponibilizados no Sistema Acadêmico, utilizando-se de linguagem dialógica adequada ao público-alvo.

Além disso, os docentes selecionam e disponibilizam materiais de apoio, compostos de diferentes recursos com o objetivo de tornar significativa a aprendizagem e mediar a produção sistematizada de conhecimentos.

A Organização Didática do IFC prevê a integração curricular como uma opção metodológica, possibilitando ao estudante utilizar conceitos e referenciais teóricos das diferentes áreas do saber para compreender e refletir sobre a realidade em que está inserido. Prevê ainda que todos os cursos organizem uma arquitetura curricular flexível com componentes optativos e eletivos, oportunidades diferenciadas de integralização de curso e aproveitamento de estudos. Pensar um currículo integrado traz o desafio de assegurar o comprometimento com a formação omnilateral dos estudantes como sujeitos para a vida em sociedade.

A curricularização da pesquisa e da extensão é uma metodologia de ensino que se destaca no IFC, pois permite articular a pesquisa como princípio educativo, a extensão como ação dialógica e o ensino como síntese dos três processos. Integrar a pesquisa e a extensão ao desenvolvimento do ensino possibilita vivenciar práticas e saberes que extrapolam os esquemas tradicionais que compõem os currículos acadêmicos.

O Sistema de Avaliação Institucional do IFC orientar-se-á pelo dispositivo de Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), representada na instituição pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA), que tem suas diretrizes orientadas pela Resolução nº 069/2014 do Consuper/IFC.

A avaliação do curso é realizada, integrando três modalidades: Avaliação das Instituições de Educação Superior, dividida em 2 etapas: autoavaliação (coordenada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA) e avaliação externa (realizada pelas comissões designadas pelo MEC/INEP); Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG): visitas in loco de comissões externas e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

A avaliação institucional é realizada através da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFC, a qual tem por objetivo contribuir para o acompanhamento das atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão, tomada de decisões, redirecionamento das ações, otimização dos processos e a excelência dos resultados, além de incentivar a formação de uma cultura avaliativa. A CPA é constituída pelas Comissões Locais de Avaliação – CLA de cada Câmpus.

No Campus Ibirama, a CPA é constituída por representantes docentes, discentes, técnico-administrativos e representantes da sociedade civil.

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda utiliza os indicadores e resultados das avaliações interna e externa para o aprimoramento de suas atividades e atendimento dos objetivos presentes na proposta pedagógica do curso. Sendo assim, são utilizados os resultados obtidos através da avaliação interna: avaliações in loco do curso, estabelecidos de acordo com a Lei nº 10.861/2004, bem como dos resultados obtidos através do Exame Nacional dos Estudantes – ENADE. Já com relação a avaliação interna são utilizados os resultados obtidos através da autoavaliação institucional, através da CPA do IFC.

Conforme a Organização Didática do IFC, o NDE do Curso deverá acompanhar, junto a coordenação do curso e CPA/CLA os processos de avaliação interna e externa, de forma de contribuir com ações de desenvolvimento do curso.

Sendo assim, diante das avaliações realizadas e apresentadas aos docentes e discentes, são organizados momentos de estudo junto ao colegiado do curso, gestão e estudantes para apontar alternativas de aperfeiçoamento dos processos educativos, administrativos e financeiros com o fim de melhorar os indicativos das avaliações.

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