O curso propõe um espaço de diálogos e reflexões com a comunidade sobre os impactos da contrarreforma do Ensino Médio na educação profissional no Brasil, mais especificamente aqueles relacionados ao fortalecimento do ensino público, profissional e técnico articulado na forma integrada ao ensino médio, nos Institutos Federais. O curso visa, ainda, fomentar um espaço de discussão que valorize o pensamento crítico. Nesse sentido, espera-se que a dinâmica do curso favoreça a troca de ideias sobre a contrarreforma do Ensino Médio na EPT e o desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo dos estudantes e demais participantes.
1º Encontro (31/08 5ª feira): Conjuntura da EPT e reforma do EM Ementa: A política educacional nos marcos do neoliberalismo e da política brasileira. Análise da conjuntura brasileira no período recente, localizando o conjunto de reformas neoliberais. Análise da conjuntura da educação profissional tecnológica. 2º Encontro (21/09 5ª feira): Implantação do itinerário técnico e profissional: o que o estado de São Paulo tem a aprender com o estado do Paraná? Ementa: Ensino Médio e Educação Técnico Profissional na perspectiva da escola unitária, omnilateral, tecnológica ou politécnica como direito social e subjetivo. A dicotomia entre os conhecimentos gerais e específicos e a descaracterização da EPT. Análise de experiências de implantação do itinerário técnico e profissional em unidades federativas, observando a descaracterização da EPT como modalidade de ensino. 3º Encontro (19/10 5ª feira): Atualização das normativas que envolvem a EPT precarização/descaracterização Ementa: Do Decreto nº 2.208/1996 e a promulgação do Decreto nº 5.154/2004 à Lei 13415/2017. A relação entre educação e trabalho, a investigação do processo histórico da educação profissional no Brasil e das atuais políticas públicas voltadas para esta modalidade de educação 4º Encontro (09/11 5ª feira): Os IFs e a contrarreforma do Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Desafios atuais Ementa: O estado atual do Ensino Médio Integrado na Rede Federal. Implicações da adoção da contrarreforma do Ensino Médio na Rede Federal. Relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. 5º Encontro (07/12 5ª feira): Parcerias para implementação do 5º itinerário. Acordos e convênios entre Rede Federal e Redes Estaduais exemplos em estados Ementa: Pressupostos de implementação dos itinerários formativos. A formação técnica e profissional e a flexibilização da etapa do Ensino Médio. A atual política de educação profissional materializada nos cursos de FIC.
Servidores da rede federal de EPCT. Estudantes de Pós-graduação. Estudantes de licenciatura.
Servidores de Redes Estaduais e Municipais de Educação. Estudantes de Pós-graduação. Estudantes de licenciatura.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2023 - UFRN - jboss-sigaa-04.sig.ifc.edu.br.sigaa04 v4.10.6.20