PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ LUIZ DELLA VOLPE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRÉ LUIZ DELLA VOLPE
DATA : 04/12/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Web Conferência - Google Meet - meet.google.com/xzj-fecs-daj.
TÍTULO:

Efeitos do tempo de estocagem de ovos férteis, da idade de postura e da linhagem de matrizes pesadas sobre a eclodibilidade e mortalidade de primeira semana de pintainhos de frangos de corte.


PALAVRAS-CHAVES:

Eclosão, estoque, incubação, pintos, viabilidade.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O manejo adequado de ovos férteis e a mitigação dos impactos da sazonalidade de produção são extremamente importantes na avicultura. Todo planejamento de abate começa com o volume de produção de ovos férteis, espaço para incubação, índices de eclosão e mortalidades médias dos lotes. Uma prática comum é a estocagem de ovos férteis com diferentes períodos dependendo da disponibilidade. Portanto, o objetivo deste estudo será avaliar os efeitos do tempo de estocagem de ovos férteis, de duas linhagens de matrizes pesadas em duas diferentes idades de postura, sobre os índices de eclosão e de mortalidade de primeira semana de pintainhos de frango de corte. Serão realizados 12 tratamentos, com duas linhagens em 2 idades diferentes de postura, sendo ovos entre 30 e 40 semanas e ovos entre 50 e 60 semanas e três diferentes períodos de estocagens de ovos férteis, sendo 3, 5 e 8 dias. Os ovos serão incubados em incubadora de estágio múltiplo e ao nascimento os pintos machos serão alojados em uma granja experimental com 96 boxes, sendo 40 aves por box. Serão realizadas oito repetições por tratamento. Serão avaliados os índices de eclosão sobre ovos férteis e a mortalidade de primeira semana de pintos. Os dados serão submetidos a análise estatística, primeiramente verificando normalidade através de análise de Shapiro-Wilk e posteriormente as análises estatísticas mais adequadas para o estudo e comparação das médias ao nível de 5%. Espera-se com o projeto contribuir para os melhores manejos de ovos férteis e atualizar impactos da estocagem de ovos férteis de linhagens utilizadas atualmente na avicultura brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2613308 - DELANO DIAS SCHLEDER
Interna - 1046884 - ELIZABETH SCHWEGLER
Interno - 2017813 - RICARDO EVANDRO MENDES
Interna - 2408296 - SORAYA REGINA SACCO
Presidente - 1085177 - VANESSA PERIPOLLI
Notícia cadastrada em: 20/10/2021 18:44
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-05.sig.ifc.edu.br.sigaa05