PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GILIARDI ZANATTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILIARDI ZANATTA
DATA : 25/11/2021
HORA: 13:30
LOCAL: Web Conferência - Google Meet - meet.google.com/kta-hyqu-dbw.
TÍTULO:

Identificação de variáveis correlacionadas a repetições de estro em bovinos leiteiros da região norte do estado do Rio Grande do Sul.


PALAVRAS-CHAVES:

Índices zootécnicos; problemas reprodutivos; repetição de cio.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O objetivo deste trabalho foi verificar quais variáveis copiladas estão relacionadas a problemas de repetição de cio em bovino leiteiro, em propriedades que são prestadas assistências técnicas. Para o estudo, foram selecionados 53 bovinos leiteiros com histórico de pelo menos três repetições de cio, oriundos de fazendas localizadas nos municípios de Ametista do Sul, Alpestre e Planalto na região norte do estado do Rio Grande do Sul. Após a coleta dos dados, os mesmos foram submetidos à correlação de Spearman e regressão logística, com o cálculo de odds ratio (OR) para identificar qual a razão de chance de ocorrer problemas reprodutivos ao comparar entre três grupos de animais (primíparas, 2-3 lactações e ≥ 4 lactações) e entre raças (Holandês e Jersey). Foram encontradas diferenças significativas (p<0,05) entre a variável retenção de placenta e uso de dieta pré-parto, peso do animal, infecção uterina, intervalo entre cios, e problemas reprodutivos anteriores. A variável infecção uterina também apresentou forte correlação negativa e positiva com o peso de animal e a ocorrência de problemas reprodutivos nas lactações anteriores. Além disso, houve correlação positiva da estação inverno com as variáveis número de cios e número de inseminações. O cálculo de Odds ratio demonstrou que vacas com mais de quatro lactações têm maior chance (98% e 87,5%) de terem algum problema reprodutivo do que as primíparas e as de 2-3 lactações, respectivamente. Conclui-se que as variáveis analisadas e citadas acima, possivelmente influenciam na ocorrência de repetições de cio em vacas leiteiras, além de que o aumento no número de lactações pode diretamente favorecer problemas reprodutivos no rebanho.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CHESTER PATRIQUE BATISTA
Interno - 2648941 - IVAN BIANCHI
Presidente - 1081425 - TEANE MILAGRES AUGUSTO GOMES
Notícia cadastrada em: 18/10/2021 19:15
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-04.sig.ifc.edu.br.sigaa04