PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GIOVANI FREDERICO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIOVANI FREDERICO
DATA : 03/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Web Conferência - Google Meet (meet.google.com/xzj-fecs-daj)
TÍTULO:

Uso de fonte natural de vitamina C na mitigação do estresse térmico sobre o desempenho produtivo e reprodutivo de fêmeas suínas em lactação.


PALAVRAS-CHAVES:

Estresse calórico, estresse oxidativo, ambiência, vitaminas antioxidantes.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

A sazonalidade presente no Brasil apresenta grande impacto na produção suinícola resultando em grandes perdas econômicas. A fêmea suína moderna apresenta alta prolificidade e, como consequência, alta exigência nutricional, porém essa necessidade de nutrientes raramente é compensada totalmente pela ingestão voluntária de ração, mesmo em condições ambientais favoráveis. Uma parte dessa deficiência nutricional pode ser suprida pela mobilização de reserva corporal. A redução no consumo da fêmea quando submetida ao estresse calórico confirma que o déficit intensifica a perda de tecido corporal. Com nível inferior de lisina disponível, ocorre queda na produção de leite e consequentemente redução no potencial de crescimento dos leitões e peso das leitegadas podendo também ocorrer aumento da mortalidade e redução no número de leitões desmamados gerando prejuízo aos produtores de suínos. O objetivo com este estudo foi avaliar o efeito das altas temperaturas sobre o desempenho produtivo e reprodutivo da fêmea suína lactante e de sua leitegada e avaliar a mitigação destes efeitos com uso da suplementação alimentar de fonte de Vitamina C. O trabalho foi executado em uma granja comercial totalizando 100 fêmeas lactantes de ordem de parto 1 a 8 e suas leitegadas. As fêmeas foram divididas de forma totalmente casualizada em dois tratamentos com 50 repetições. VitC (n=50): ração lactação com suplementação on top diária de 2 gramas de fonte de vitamina C (Poliherbal C Power, Índia); Controle (n=50): ração lactação sem suplementação on top de fonte de vitamina C. Foi avaliado os índices zootécnicos que incluem perda de peso das fêmeas lactantes, ganho de peso da leitegada, nascidos vivos, nascidos totais, mumificados, natimortos, redução no intervalo desmame-estro, consumo diário de ração e água das fêmeas lactantes, temperatura retal e frequência respiratória das fêmeas lactantes, fator de necrose tumoral alfa, concentração de Proteína C Reativa, Aspartato Aminotransferase, Alanina Aminotransferase, composição nutricional e quantificação de vitamina C fosfatada na ração e microbiota intestinal. Nos resultados parciais o consumo total de ração por matriz no período pós-parto foi de 110,22 kg para o VitC e 110,73 kg para o grupo Controle. Para os pesos das leitegadas, o grupo VitC apresentou peso médio após uniformização de 1,6 kg e peso médio de desmame de 6,2 kg, enquanto no Grupo Controle foi de 1,6 kg para peso pós uniformização e 5,9 kg para peso médio de desmame. Os resultados laboratoriais de Proteína C Reativa, Fator de Necrose Tumoral alfa, Vitamina C fosfatada na ração, Aspartato Aminotransferase, Alanina Aminotransferase não apresentaram diferenças entre os tratamentos (P>0,05). Os resultados preliminares indicam que não houve benefício com a suplementação de Vitamina C para fêmeas suínas em lactação em períodos de estresse térmico.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2613308 - DELANO DIAS SCHLEDER
Interna - 1046884 - ELIZABETH SCHWEGLER
Presidente - 2648941 - IVAN BIANCHI
Interno - 2017813 - RICARDO EVANDRO MENDES
Interna - 2408296 - SORAYA REGINA SACCO
Notícia cadastrada em: 15/10/2021 15:58
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-04.sig.ifc.edu.br.sigaa04