Banca de QUALIFICAÇÃO: ODAIR JOSE GROH

DISCENTE : ODAIR JOSE GROH
DATA : 16/06/2023
LOCAL: Brusque

O Uso da Rede Social TikTok no Ensino de Geografia.

Ensino de Geografia – Recurso Didático – Rede Social – TikTok

Vivemos atualmente em um mundo extremamente digital. Por este motivo, nós professores precisamos compreender e aprender a utilizar as novas tecnologias digitais de informação e comunicação. Além disso, precisamos ser capazes de criar situações educacionais que promovam mais engajamento dos alunos da mesma forma que, por exemplo, as redes sociais o fazem. Em resumo, a educação, especialmente a educação geográfica escolar, pode ser mais dinâmica, envolvente e exploratória, se pararmos de olhar para as redes sociais  com  preconceito e desconhecimento, ressaltando apenas os problemas e perigos que elas podem vir a representar. Assim,  desenvolvemos a seguinte pergunta-problema: podemos aplicar a rede social TikTok como recurso didático no ensino de Geografia nas turmas de Ensino Médio? Nesta pesquisa, partimos do pressuposto motivador de que a Geografia escolar pode e deve buscar incorporar esses recursos didáticos em seu dia a dia. Porém,  para podermos responder cientificamente à pergunta e termos a medida aproximada dessa possibilidade, primeiramente faremos uma pesquisa bibliográfica para levantar mais informações sobre a importância das diferentes linguagens e recursos didáticos no ensino de Geografia. A partir desse levantamento,  analisaremos as potencialidades didáticas da utilização das redes sociais em sala de aula. Em um segundo momento, precisaremos compreender o que é a rede social TikTok, como funciona e porque promove tão intensamente o engajamento de adolescentes e jovens. Por fim, desenvolveremos como produto final, um canal voltado ao ensino  de Geografia utilizando a rede social TikTok. A escolha deste tema ocorre em um contexto de múltiplas transformações na sociedade e na escola. Vivemos em um mundo de redes, só que muitas vezes, nós professores, não sabemos como agir em relação a elas e acabamos excluindo a possibilidade de utilizá-las como recurso didático. E se invertermos a lógica? Ao invés de ignorá-las ou de proibir o uso, buscarmos pesquisar formas/estratégias de utilização equilibrada e crítica das redes sociais, especificamente o TikTok, nas aulas de Geografia do Ensino Médio.

Externo à Instituição - BIANCHI AGOSTINI GOBBO - IFSP
Externa à Instituição - GABRIELA DAMBRÓS - UFPel
Presidente - ***.543.028-** - MAFER MATTOS FERNANDES - UFTM
Notícia cadastrada em: 12/05/2023 18:04