Somos parte da escola, resgatando o lugar a partir da geografia e da arte.
Cultura Escolar, Ensino de Geografia, Lugar e Intervenção Artística.
Este trabalho apresenta pesquisa em andamento que investiga a instituição
escolar a partir da perspectiva da cultura escolar. O trabalho se desenvolve na linha de pesquisa
‘Saberes e conhecimentos da geografia no espaço escolar', busca trabalhar o ensino de geografia
com estudantes de nono ano do ensino fundamental, com o objetivo de compreender se o ensino das categorias geográficas, lugar e paisagem, podem ser utilizadas para construir um sentimento de
identificação dos estudantes com a instituição escolar. Diversos caminhos poderiam ser traçados
para averiguar esta temática, a presente pesquisa pretende reconhecer esta percepção sob a
perspectiva da observação da memória dos estudantes, investigando a vivência destes atores na
instituição, pois a história dos estudantes ajuda a construir a história da escola. O ensino de
geografia apresenta-se como um instrumento para desenvolver diferentes saberes e conhecimentos
no espaço escolar. Procura-se através das categorias ‘lugar’ e ‘paisagem’, auxiliar os estudantes a
conhecerem seu papel na produção do espaço construído e reconhecer o recorte social onde estão
inseridos, na busca pela identificação com a instituição escolar. A abordagem metodológica da
pesquisa é qualitativa e se apresenta de maneira básica, a coleta de dados será através de entrevista e de um focal, buscando sistematizar e discutir os dados a partir da análise dialógica do discurso. Para alcançar os objetivos do programa, o produto educacional proposto será uma sequência didática, um roteiro de intervenção pedagógica será aplicado, para que os estudantes participantes da pesquisa se apropriem das categorias geográficas citadas, a partir de suas próprias experiências no ambiente escolar. O produto pode contribuir como um instrumento de análise do espaço geográfico, abrindo possibilidade para que os estudantes possam constatar que existem diferentes leituras sobre os lugares e paisagens, a partir da instituição escolar que estudam. As histórias compartilhadas pelos educandos serão expostas, a partir de uma intervenção artística nos diferentes ambientes da escola.
Entende-se que a manifestação pode articular a construção da identificação com a escola, gerando
um sentimento de pertencimento, podendo compreender a sua realidade através das categorias
geográficas trabalhadas em sala de aula.