Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EUGENYA FERREIRA PINTO DURIEUX

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA EUGENYA FERREIRA PINTO DURIEUX
DATA : 19/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO PARA A BRINCADEIRA E INTERAÇÃO DA CRIANÇA PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia Assistiva. Educação Infantil. Educação Especial. Brincar. Inclusão.


PÁGINAS: 97
RESUMO:

Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, na linha de pesquisa Práticas Educativas e Inclusão, tem como objetivo central analisar de que maneira a Tecnologia Assistiva pode ser utilizada como instrumento de mediação para favorecer o brincar e a interação de crianças público da educação especial matriculadas na Educação Infantil. A investigação parte do entendimento de que o brincar é um direito fundamental da criança e uma linguagem essencial para o seu desenvolvimento integral. No entanto, muitas crianças com deficiência ainda enfrentam barreiras significativas que comprometem sua participação plena nas atividades lúdicas no contexto escolar. Assim, a pesquisa busca compreender como a Tecnologia Assistiva, entendida como produtos, recursos, serviços, estratégias e práticas que ampliam as habilidades funcionais de pessoas com deficiência, pode ser incorporada ao cotidiano pedagógico de forma ética, planejada e colaborativa, promovendo o acesso, a participação e a inclusão desde os primeiros anos escolares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza empírica, delineada como estudo de caso. O campo de investigação é uma instituição de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Palhoça (SC), envolvendo professores que atuam na sala comum, como professores de educação infantil, na educação especial e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, a fim de compreender as percepções, práticas e desafios vivenciados pelos profissionais em relação ao uso da Tecnologia Assistiva, como ferramenta de mediação no contexto do brincar. A fundamentação teórica ancora-se em autores como Vygotsky, Mantoan, Kishimoto, Santos e Brougère, que discutem mediação, desenvolvimento infantil, ludicidade e práticas inclusivas. Espera-se, com este estudo, evidenciar experiências pedagógicas que incorporam a Tecnologia Assistiva de forma intencional e mediada, ampliando as possibilidades de participação no brincar de crianças com deficiência. Busca-se, ainda, valorizar os saberes docentes e contribuir para a formação de profissionais reflexivos e comprometidos com uma educação sensível às singularidades infantis. A pesquisa visa, assim, fortalecer uma pedagogia inclusiva que promova o direito ao brincar, à interação e ao desenvolvimento integral desde os primeiros anos escolares


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2265320 - MAGALI DIAS DE SOUZA
Interna - 1431375 - ROSELI NAZARIO
Externa à Instituição - ROSE CLER ESTIVALETE BECHE
Notícia cadastrada em: 11/08/2025 13:59
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