A História da Disciplina da Matemática no Brasil: Uma Análise Histórico-Dialética
Educação Matemática. Currículo. Disciplinas escolares. Materialismo histórico-dialético. História da Educação
A presente dissertação tem como objeto a constituição histórica da disciplina de Matemática no Brasil, com o objetivo de compreender as determinações sociais, políticas e ideológicas que moldaram sua forma escolar atual. A escolha do tema decorre da contradição entre o lugar de prestígio ocupado pela Matemática nos discursos educacionais, midiáticos e nas políticas públicas, e os baixos índices de aprendizagem registrados em avaliações de larga escala, como o PISA. Essa tensão evidencia a necessidade de uma análise que vá além de explicações imediatistas e técnicas, demandando uma abordagem crítica e histórica do currículo. O problema central que orienta a pesquisa pode ser formulado da seguinte maneira: por que, apesar da valorização simbólica da Matemática, os resultados do ensino-aprendizagem permanecem insatisfatórios no Brasil? Para enfrentar essa questão, adota-se uma abordagem fundamentada no materialismo histórico-dialético e nos estudos sobre a história das disciplinas escolares, em especial a contribuição de André Chervel. A metodologia articula a análise documental de legislações, diretrizes curriculares e livros didáticos com uma leitura crítica orientada pela totalidade e pela contradição. A Matemática escolar é compreendida como construção cultural e histórica, vinculada a projetos de formação e a interesses sociais. Ao historicizar os saberes escolares e suas mediações institucionais, pretende-se desvelar as lógicas subjacentes à sua constituição, contribuindo para uma compreensão crítica dos entraves à apropriação significativa do saber matemático pelos estudantes da educação básica.