ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONCEPÇÕES, PERCEPÇÕES E IMPACTOS NA TRAJETÓRIA ESCOLAR - A EXPERIÊNCIA NA REDE DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS/SC
Educação Inclusiva; Estudantes com Deficiência; Atendimento Educacional Especializado.
Este projeto de pesquisa, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Camboriú, se insere no contexto da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, tendo como tema o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O estudo tem como objetivo geral investigar as concepções e percepções que envolvem o AEE, bem como seus impactos na trajetória escolar dos estudantes. Como objetivos específicos, destacam-se: mapear as influências das políticas educacionais sobre o AEE, identificar as percepções de professores e estudantes em relação ao serviço e investigar os efeitos do AEE na trajetória de estudantes com e sem deficiência. A pesquisa se ancora nos estudos da deficiência no campo da educação, com destaque para a perspectiva interseccional e para o modelo social de compreensão da deficiência, além de abordar os marcos legais e políticos da inclusão escolar, como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e a Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015). A metodologia é de abordagem qualitativa, com pesquisa de campo a ser realizada em escolas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis que dispõe do serviço do AEE, serão participantes colaboradores na pesquisa professores de AEE e estudantes, com e sem deficiência. O percurso metodológico baseia-se nos princípios do pesquisarCOM (Moares, 2016), que propõe pesquisar com os sujeitos e não sobre eles, priorizando o diálogo horizontal e o reconhecimento das múltiplas formas de expressão dos participantes. A análise de dados será feita por triangulação de métodos (descritivo, analítico e interpretativo). A relevância da pesquisa está na valorização das vozes dos sujeitos escolares e na contribuição para problematização dos desafios e as possibilidades do serviço do AEE, para promoção da acessibilidade e nas articulações necessárias no cotidiano escolar. Espera-se que os resultados subsidiem reflexões sobre práticas pedagógicas, políticas públicas e as possibilidades reais de construção de uma escola verdadeiramente inclusiva.