A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA MIGRANTES HUMANITÁRIOS E REFUGIADOS NO IFPR (2009-2025/01)
Políticas educacionais; migrantes humanitários; IFPR.
Esta dissertação, inserida na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais do Programa de Pós Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC), tem como objetivo geral compreender a política educacional para migrantes humanitários e refugiados do Instituto Federal do Paraná, tomando como objeto de estudos os documentos institucionais de políticas linguísticas, políticas de internacionalização, PPC de Língua Portuguesa para Estrangeiros e outros diversos tipos de documentos que registraram atividades de educação propostas para essa população, no período de 2009 a junho de 2025. Para o seu desenvolvimento, foi utilizada uma abordagem qualitativa (Minayo, 2009) analítico-descritiva (Stake, 2011), do tipo documental (Cellard, 2008). O materialismo histórico se mostrou o aporte teórico-metodológico mais produtivo para os processos de análise e interpretação dos documentos dado seu caráter empírico de observação da realidade e definição precisa de condições reais (Bottomore, 1983). Para isso, delineamos o contexto internacional que produziu as ondas de migratórias internacionais que trouxeram os sujeitos ao Brasil no período em tela, bem como as mudanças políticas, econômicas, socioculturais e legislativas (Lei 13.445/2017) internamente no país, em particular no Estado do Paraná. Entende-se que os resultados desta análise podem contribuir para as discussões em torno das políticas institucionais do IFPR, em relação à oferta de serviços educacionais voltados para pessoas migrantes humanitárias e refugiados, nos parâmetros da lei de constituição dos Institutos Federais, principalmente em relação à sua capilaridade regional, atendimento ao arranjo produtivo, econômico, social e cultural local e caráter de politécnica.