PEDAGOGO, MAS ANTES DE TUDO, HOMEM: FORMAÇÃO DOCENTE DE HOMENS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
Licenciatura em Pedagogia; Formação docente; Homens; Gênero; Masculinidades.
Esta pesquisa está sendo desenvolvida no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (PPGE/IFC), vinculada à linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais. Possui como objetivo analisar a formação inicial docente na percepção de acadêmicos homens do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense tendo em vista as relações de gênero, com ênfase nas masculinidades. Ao pesquisarmos os dados presentes no Censo da Educação Básica de 2023 (Brasil, 2024), identificamos o baixo número de profissionais do sexo masculino que atuam nas primeiras etapas da Educação Básica: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Contudo, esse quantitativo nas salas de aula reflete uma realidade que já é perceptível na graduação, no processo de formação inicial desses professores. As discussões teóricas sobre a história do curso de Licenciatura em Pedagogia são embasadas por autores como Aguiar (2006), Cruz (2008), Hinterholz (2021), Saviani (2009), Scheibe (2007) e Severo e Pimenta (2022). Sobre gênero e masculinidades utilizamos as contribuições de Barbieri (1992), Bourdieu (2023), Connell (1995), Connell (2015), Connell e Messerschmidt (2013), Felipe (2019), Grossi (2000), Hirata (1995) Louro (2003), Louro (2007) e Scott (1995). Esta pesquisa, traz como opções metodológicas ser de cunho qualitativo e de caráter interpretativo, com fundamentos em Flick (2009), Minayo (2002), Rosenthal (2014), Sangalli e Rinaldi (2018) e Stake (2011). Ainda como opção metodológica esta pesquisa apresenta um caráter de levantamento bibliográfico que foi realizado nas reuniões anuais e regionais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), para compreender o que vem sendo debatido acerca do objeto e também a fim de ratificar a contribuição desta pesquisa para o campo educacional. Optamos também pelo uso de questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados, desenvolvido por meio da plataforma on-line Google Forms. Os interlocutores da pesquisa são os acadêmicos homens do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense dos cinco campi que ofertam o curso (Abelardo Luz - Ênfase em Educação do Campo, Blumenau, Camboriú, Rio do Sul e Videira), que estejam regularmente matriculados no momento da aplicação dos questionários. Ao final da pesquisa espera-se contribuir com debates para o campo da Educação e de modo circunscrito acerca do tema gênero, não buscando omitir o os preconceitos e violências sofridas pelas mulheres, seja no ambiente de trabalho ou fora dele, mas apontar que essas situações de violência e preconceito, considerando suas especificidades, podem ocorrer com homens e também relacionadas ao seu gênero.