Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA CAVASSANI KLAPPOTH

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARINA CAVASSANI KLAPPOTH
DATA : 25/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO POLITÉCNICA NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE


PALAVRAS-CHAVES:

ENSINO MÉDIO INTEGRADO. EDUCAÇÃO POLITÉCNICA. INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. POLÍTICA EDUCACIONAL.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Esta dissertação resulta de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense, vinculada à linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais. Tem por objetivo investigar como o conceito de educação politécnica é formulado, apropriado e/ou distorcido nos documentos normativos que regulamentam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, com foco no Instituto Federal Catarinense (IFC). A pesquisa parte da hipótese de que, embora tais documentos façam referência à politecnia, frequentemente a ressignificam de forma funcional aos interesses do capital, esvaziando seu conteúdo emancipador e subordinando-o à lógica da empregabilidade. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com análise documental e revisão bibliográfica como principais procedimentos metodológicos, os quais constituem o conjunto de instrumentos utilizados na construção do objeto empírico. O referencial teórico do Materialismo Histórico-Dialético fundamenta a investigação, operando como base teórico-cultural que orienta a leitura crítica dos documentos e a construção das análises. A análise abrange legislações, diretrizes e normativas entre os anos de 1996 e 2024. A leitura dos textos foi orientada por quatro categorias dialéticas: concepção de trabalho; finalidade da formação; articulação entre formação técnica e geral; e presença (ou ausência) do princípio da educação politécnica. A pesquisa articula fundamentos teóricos marxistas com análise histórica e normativa, e diferencia-se ao eleger o IFC como foco empírico, ao considerar sua dupla condição de resistência e tensionamento às reformas educacionais recentes. Os resultados pretendem contribuir com o debate sobre a função social da escola pública e fortalecer projetos formativos voltados à emancipação das juventudes da classe trabalhadora.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CLECI KORBES - UFPR
Interna - 1755556 - FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
Presidente - 1905263 - LIANE VIZZOTTO
Notícia cadastrada em: 07/07/2025 11:27
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