O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO POLITÉCNICA NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
ENSINO MÉDIO INTEGRADO. EDUCAÇÃO POLITÉCNICA. INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. POLÍTICA EDUCACIONAL.
Esta dissertação resulta de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense, vinculada à linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais. Tem por objetivo investigar como o conceito de educação politécnica é formulado, apropriado e/ou distorcido nos documentos normativos que regulamentam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, com foco no Instituto Federal Catarinense (IFC). A pesquisa parte da hipótese de que, embora tais documentos façam referência à politecnia, frequentemente a ressignificam de forma funcional aos interesses do capital, esvaziando seu conteúdo emancipador e subordinando-o à lógica da empregabilidade. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com análise documental e revisão bibliográfica como principais procedimentos metodológicos, os quais constituem o conjunto de instrumentos utilizados na construção do objeto empírico. O referencial teórico do Materialismo Histórico-Dialético fundamenta a investigação, operando como base teórico-cultural que orienta a leitura crítica dos documentos e a construção das análises. A análise abrange legislações, diretrizes e normativas entre os anos de 1996 e 2024. A leitura dos textos foi orientada por quatro categorias dialéticas: concepção de trabalho; finalidade da formação; articulação entre formação técnica e geral; e presença (ou ausência) do princípio da educação politécnica. A pesquisa articula fundamentos teóricos marxistas com análise histórica e normativa, e diferencia-se ao eleger o IFC como foco empírico, ao considerar sua dupla condição de resistência e tensionamento às reformas educacionais recentes. Os resultados pretendem contribuir com o debate sobre a função social da escola pública e fortalecer projetos formativos voltados à emancipação das juventudes da classe trabalhadora.