IMIGRANTES E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: O CASO DO CEJA
Imigração. Educação de Jovens e Adultos. Brasil. Processos Educativos. Inclusão.
Nas últimas décadas o estado de Santa Catarina, ao Sul do Brasil, tem sido destino de um número considerável de pessoas oriundas de outros países, atraídas pelas possibilidades de trabalho. A falta de entendimento do idioma dificulta a inserção sociocultural, assim como o ingresso no mercado de trabalho, e esta condição tem levado jovens e adultos imigrantes a buscar a educação básica brasileira por meio da Educação de Jovens e Adultos. Levando em conta o contexto apresentado, a presente dissertação está sendo desenvolvida no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (PPGE/IFC), vinculada a linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão. Esta pesquisa tem por objetivo analisar como os imigrantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de Balneário Camboriú percebem os processos educativos, com vistas à inclusão. No que se refere aos principais aportes teóricos que fundamentam essa dissertação destaca-se nos aspectos metodológicos, as contribuições de Stake (2010); Lüdke e André (2012); Gatti (2012); Gil (2009). No que tange ao contexto histórico da imigração contemporânea no Brasil, Lesser (2015); Koifman (2012); Resnik (2024); e quanto à legislação migratória vigente, Sartoretto (2018) e Waldman (2018). Acerca dos aspectos históricos e legais da Educação de Jovens e Adultos, Freire (2016); Arroyo (2017) e Paiva (2004). A pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa, de cunho analítico-descritivo e interpretativo, caracterizada como um estudo de caso. No decorrer do percurso metodológico utiliza-se o estado do conhecimento para o exercício de compreensão sobre o que as pesquisas recentes revelam sobre a imigração no Brasil, especialmente em Santa Catarina, nos contextos educacionais da EJA. Para tanto utiliza-se como procedimento o levantamento de dados em teses e dissertações nas plataformas Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Por fim, para a compreensão de como os imigrantes percebem os processos educativos se realizará uma pesquisa de campo, com a organização de entrevista guiada por um roteiro semiestruturado e/ou grupo focal com os estudantes imigrantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Deputado Doutel de Andrade. Para a interpretação dos dados coletados na entrevista se utilizará como metodologia a análise de conteúdo, segundo Bardin (2016). As análises serão na perspectiva interpretativa e a triangulação ocorrerá mediante os dados levantados na entrevista por meio do grupo focal, com a teoria e a legislação a respeito do tema. Espera-se por meio dos resultados obtidos nessa pesquisa o fortalecimento do debate nas dimensões político-sociais e educacionais em relação às percepções dos imigrantes quanto aos processos educativos, com vistas à inclusão.