REDE DE INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A BNC-FORMAÇÃO EM FOCO
Redes de influência, Governança Global, BNC-Formação, Políticas educacionais, Formação de professores.
Historicamente, a formação docente brasileira tem sido moldada por diversas influências, desde legados pedagógicos tradicionais até diretrizes de organismos internacionais, resultando em desafios como fragmentação curricular e tensões entre demandas locais e globais. A BNC-Formação, instituída pela Resolução CNE/CP nº 2/2019, acirrou o debate sobre o modelo de professor desejado, com movimentos contrários defendendo a Resolução CNE/CP nº 2/2015, que privilegia uma formação crítica e investigativa. Esta pesquisa em andamento está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (PPGE/IFC), e à linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão. Tem o objetivo de analisar como as redes de influências dos Organismos Multilaterais e do Brasil impactam na elaboração de políticas públicas para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). O estudo, de abordagem qualitativa, analítica, descritiva e interpretativa (Bogdan; Biklen, 1994); (Stake, 2011); (Denzin; Lincoln, 2006), utiliza a pesquisa bibliográfica e documental, assim como o Estado de Conhecimento (Morosini; Fernandes, 2014) com ênfase das discussões na construção dos processos de formação de professores no Brasil. Também utilizamos a Etnografia de Redes (Ball, 2022) auxiliando no mapeamento das conexões e discursos. As discussões sobre formação de professores têm por base teórica autores como Saviani (2020), Gatti (2010), Tardif (2914) entre outros. As reflexões acerca dos Organismos Multilaterais foram realizadas a partir de autores como Evangelista (2012), Shiroma (2018) e outros. Ao final da pesquisa espera-se uma ampliação na compreensão sobre como as redes de políticas influenciam nos processos de elaboração das políticas públicas educacionais, especialmente as vinculadas à formação de professores.