Banca de QUALIFICAÇÃO: EVELISA MEIRINHO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EVELISA MEIRINHO LIMA
DATA : 26/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala número 106, bloco F
TÍTULO:

REDE DE INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A BNC-FORMAÇÃO EM FOCO


PALAVRAS-CHAVES:

Redes de influência, Governança Global, BNC-Formação, Políticas educacionais, Formação de professores.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Historicamente, a formação docente brasileira tem sido moldada por diversas influências, desde legados pedagógicos tradicionais até diretrizes de organismos internacionais, resultando em desafios como fragmentação curricular e tensões entre demandas locais e globais. A BNC-Formação, instituída pela Resolução CNE/CP nº 2/2019, acirrou o debate sobre o modelo de professor desejado, com movimentos contrários defendendo a Resolução CNE/CP nº 2/2015, que privilegia uma formação crítica e investigativa. Esta pesquisa em andamento está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (PPGE/IFC), e à linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão. Tem o objetivo de analisar como as redes de influências dos Organismos Multilaterais e do Brasil impactam na elaboração de políticas públicas para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). O estudo, de abordagem qualitativa, analítica, descritiva e interpretativa (Bogdan; Biklen, 1994); (Stake, 2011); (Denzin; Lincoln, 2006), utiliza a pesquisa bibliográfica e documental, assim como o Estado de Conhecimento (Morosini; Fernandes, 2014) com ênfase das discussões na construção dos processos de formação de professores no Brasil. Também utilizamos a Etnografia de Redes (Ball, 2022) auxiliando no mapeamento das conexões e discursos. As discussões sobre formação de professores têm por base teórica autores como Saviani (2020), Gatti (2010), Tardif (2914) entre outros. As reflexões acerca dos Organismos Multilaterais foram realizadas a partir de autores como Evangelista (2012), Shiroma (2018) e outros. Ao final da pesquisa espera-se uma ampliação na compreensão sobre como as redes de políticas influenciam nos processos de elaboração das políticas públicas educacionais, especialmente as vinculadas à formação de professores.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - NAIARA GRACIA TIBOLA - UNIPLAC
Interna - 2761694 - ANDRESSA GRAZIELE BRANDT
Presidente - 2773007 - IDORLENE DA SILVA HOEPERS
Notícia cadastrada em: 07/07/2025 10:58
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03