MEMÓRIA DOCENTE DE PROFESSORES APOSENTADOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA SOBRE O SUCESSO E O FRACASSO ESCOLAR
Memória docente. Professores aposentados. Sucesso escolar. Fracasso escolar.
Esta dissertação se constitui por uma pesquisa sócio-histórica-documental, tendo como objeto de estudo, a memória docente de uma amostra de 299 professores e professoras da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina aposentados(as) entre 1988 e 2012. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa. Configura-se como uma pesquisa qualitativa em seus estudos bibliográficos, nas análises realizadas a partir dos aspectos determinantes para o sucesso e o fracasso escolar em uma das questões presente nos questionários. Revela-se como questão-central: Como interpretar concepções acerca do sucesso e do fracasso escolar, por meio das memórias docentes de professores e professoras da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina aposentados(as) entre os anos de 1988 a 2012?A fim de responder à questão, estabelece-se como objetivo central: analisar as concepções sobre o sucesso e o fracasso escolar, a partir das memórias de professores e professoras aposentados(as) da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, tendo como referência temporal determinado período compreendido no contexto de redemocratização nacional. A abordagem quantitativa, por sua vez, está relacionada ao trabalho empírico, principalmente visível no estudo exploratório elaborado a partir dos 3213 aspectos presentes nos quase 300 questionários. Esta dissertação se estrutura em três capítulos, o primeiro trata-se de traçar e discutir o perfil dos docentes a partir do contexto de redemocratização nacional, através do conceito de memória coletiva, articulado à noção de memória, ambos desenvolvidos por Jacque Le Goff. O segundo capítulo discutirá cinco das oito categorias criadas a partir do estudo exploratório, discutindo todas categorias que centralizam os agentes escolares como responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso escolar. O último capítulo discutirá as três categorias que centralizam o Estado como responsável. O aporte teórico utilizado para analisar e discutir as categorias presentes nos capítulos dois e três se apoia na sociologia da educação, especialmente à luz das teorias de Pierre Félix Bourdieu, Jean-Claude Passeron e François Dubet.