PROCESSOS EDUCATIVOS COM O AUXÍLIO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS ESTADUAIS DE CAMBORIÚ
educação; professores de matemática; inteligência artificial.
O avanço da Inteligência Artificial tem impactado significativamente diferentes setores da sociedade, inclusive a educação. No contexto do ensino médio, observa-se um crescente interesse em compreender de que forma essas tecnologias estão sendo integradas às práticas pedagógicas, especialmente em disciplinas como a matemática, que tradicionalmente enfrentam desafios relacionados à motivação e ao desempenho dos alunos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar como os professores de matemática do ensino médio das escolas estaduais de Camboriú utilizam a Inteligência Artificial em seus processos educativos. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa se propõe a identificar as barreiras e potencialidades da IA no ensino da matemática, compreender o nível de conhecimento e familiaridade dos professores com essa tecnologia em sala de aula, e analisar suas percepções e experiências em relação a IA como ferramenta de apoio ao ensino da disciplina. Logo, como embasamento teórico, a presente pesquisa conta com dados de autores como: Vicari (2022, 2023); Unesco (2024); Santaella (2003); Russel (2013); Lévy (1999) e Bardin (2011). A metodologia adotada é de natureza básica, buscando produzir novos conhecimentos, e a abordagem do problema é mista, combinando elementos quantitativos e qualitativos. O estudo inclui uma revisão da literatura sobre o tema, análises comparativas de diferentes abordagens, orientações pedagógicas para o uso da IA, e entrevistas com professores de matemática do município de Camboriú. Espera-se que a pesquisa forneça uma compreensão aprofundada dos desafios e inquietações enfrentados por esses educadores em relação ao uso da inteligência
artificial em sua prática profissional, além de identificar oportunidades e estratégias para uma integração eficaz da IA no ensino da matemática. Dessa forma, a pesquisa busca contribuir para a formação de professores de matemática do ensino médio, oferecendo insights sobre o uso ético e eficaz da IA para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem.