Banca de DEFESA: CELINA FERREIRA GOES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CELINA FERREIRA GOES
DATA : 03/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala F-106, Bloco F, Campus Camboriú
TÍTULO:

CINEMA E CRIAÇÃO AUDIOVISUAL NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEMEJA) DA CIDADE DE ITAPEMA/SC: DESENVOLVIMENTO DE SABERES E AFETIVIDADES


PALAVRAS-CHAVES:

Educação de Jovens e Adultos; Cinema; Criação Audiovisual; Saberes; Afetividades


PÁGINAS: 170
RESUMO:

Essa pesquisa versa sobre cinema e criação audiovisual no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), através das dimensões de ver e debater cinema seguidas de práticas de criações audiovisuais. Tem como objetivo geral compreender como as experiências de cinema e criação audiovisual, possibilitam possíveis desenvolvimento de saberes e afetividades de educandas e educandos do Centro de Ensino e Educação de Jovens e Adultos (CEMEJA) da cidade de Itapema/SC. A pesquisa tem abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio do método da pesquisa-ação, a partir de Thiollent (2011) e Tripp (2005). Na produção dos dados, utilizou-se das técnicas: questionário individual, diário de bordo, e entrevista realizada por meio de grupo focal, sendo esse último voltado para uma participação coletiva dos estudantes abordando questões sobre a experiência, os saberes e afetividades obtidos através do projeto desenvolvido na EJA. Para o desenvolvimento da análise do grupo focal, utilizou-se a fundamentação teórica e metodológica da Análise de Discurso (AD), seguindo os preceitos de Eni Orlandi (2012). Foi desenvolvido o Estado do Conhecimento, segundo Morosini (2015), como forma de investigar pesquisas realizadas na última década em torno das temáticas de Cinema e Audiovisual na Educação de Jovens e Adultos. O aporte teórico que versa acerca da formação cultural para a juventude da EJA está fundamentado em: Gramsci (1976), Brandão(1986), Arroyo (2017), Carrano (2011, 2021), Freire (2020, 2021a, 2021b), e Caldart (2023). Para analisar sobre cinema e audiovisual como potência educativa nas dimensões de ver, debater e criar foram utilizados os autores Fresquet (2013,2015,2022), Pacheco (2023), Duarte (2009), Migliorin e Pipano (2019). Como principais resultados da pesquisa, elenca-seque a partir das análises do grupo focal, os estudantes apontaram como desenvolvimento de saberes a ampliação de repertório cultural, a relação do cinema com a escuta e diversidade de ideias, a importância da juventude em ter espaços de debates sobre sua realidade, e a o interesse pelas aprendizagens técnicas de criação audiovisual. Em relação as afetividades, elencaram a importância da construção coletiva para a formação de novas relações de afetividades, assim como a influência de tais relações como forma de qualificar o processo educativo. Conclui-se assim, a potência da relação entre cinema e criação audiovisual para desenvolvimento de saberes e afetividades que qualifiquem a formação cultural da juventude na EJA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2761694 - ANDRESSA GRAZIELE BRANDT
Interno - 2322799 - AIRTON ZANCANARO
Externa à Instituição - ADRIANA BARBOSA DA SILVA - UFF
Notícia cadastrada em: 05/06/2025 15:38
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