Banca de DEFESA: ALÁIDE JASPER MAÇANEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALÁIDE JASPER MAÇANEIRO
DATA : 02/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala F106
TÍTULO:

METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM DIÁLOGO A PARTIR DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Especial; Metodologias Ativas; Ensino; Aprendizagem.


PÁGINAS: 175
RESUMO:

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, ofertado pelo Instituto Federal Catarinense (PPGE-IFC), Campus Camboriú, na linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão. O objetivo geral é analisar de que forma as metodologias ativas estão sendo discutidas para promover a inclusão e a aprendizagem de estudantes do público da Educação Especial. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando o procedimento da pesquisa bibliográfica, desenvolvida por meio de um Estado do Conhecimento conduzido nos principais repositórios nacionais de publicações científicas que compreendem a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sem delimitação temporal. O corpus da pesquisa foi composto por 27 trabalhos acadêmicos, cuja análise de conteúdo foi conduzida seguindo alguns princípios metodológicos propostos por Bardin (2016), integrados aos métodos do Estado do Conhecimento descritos por Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021). Como aporte teórico, contamos com autores como Teixeira (1978–2009), Freire (1996–2014), Mantoan (2003), Aranha (2006), Mazzotta (2011), Stake (2011), Martins (2015), Bacich e Moran (2018), John Dewey (1859–1952), entre outros. As metodologias ativas, ao envolver os alunos de forma participativa no processo de aprendizagem, contrastam com os métodos tradicionais, nos quais os estudantes assumem um papel predominantemente passivo na recepção do conhecimento. Os estudos analisados indicam que sua utilização com o público da Educação Especial favorece o engajamento discente, promovendo avanços na aprendizagem e no desenvolvimento. No entanto, durante a análise, emergiram alguns destaques, tais como a necessidade de formação continuada de professores para o desenvolvimento de estratégias baseadas em metodologias ativas que atendam a todos os estudantes. Dessa forma, espera-se que esta pesquisa contribua para ampliar as discussões sobre práticas pedagógicas inclusivas e motive novas investigações voltadas à interseção entre metodologias ativas e a Educação Especial.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2265320 - MAGALI DIAS DE SOUZA
Interno - 2322799 - AIRTON ZANCANARO
Externa à Instituição - SOLANGE CRISTINA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 02/06/2025 10:27
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