NARRATIVAS DE PROFESSORAS SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM ESTUDANTES MIGRANTES DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ/SC
Inclusão; Migração; Educação Básica; Interculturalidade; Narrativas.
Nos últimos anos, Itajaí/SC, que é o lócus desta pesquisa, recebeu um alto fluxo de migrações, envolvendo toda a família, o que significa dizer que estudantes passam também a frequentar o contexto escolar. O que as professoras dos Anos Iniciais da Rede Estadual do Ensino Fundamental do Município de Itajaí/SC narram de suas experiências sobre as práticas pedagógicas e de inclusão dos estudantes migrantes internos e internacionais? Esta dissertação tem como objetivo, identificar as práticas pedagógicas e de inclusão dos estudantes migrantes numa perspectiva da interculturalidade, através das histórias de vida e formação de professoras que com estes atuam em seu cotidiano escolar. Para tanto, elencou-se como objetivos específicos, a saber: a) contextualizar os movimentos migratórios das pessoas migrantes nacionais e internacionais no Brasil; b) compreender brevemente como se dão as políticas públicas educacionais voltadas aos migrantes no âmbito do território brasileiro e c) analisar as narrativas das professoras que lecionam com estudantes migrantes, por meio de uma perspectiva da inclusão e da interculturalidade. A pesquisa de cunho qualitativo tem como instrumento metodológico as entrevistas narrativas, utilizando-se da Análise compreensiva-interpretativa (ACI) num processo de compreensão e interpretação das histórias narradas por professoras, apreendendo questões cotidianas do contexto escolar e do trabalho docente. O Estado do conhecimento teve o objetivo de conhecer e compreender produções científicas em torno da temática da migração no contexto escolar, bem como do aporte teórico, como Vera Maria Ferrão Candau (2012), Stuart Hall (2011), Catherine Whalsh (2014), Paulo Freire (2003), Antônio Flávio Moreira (2014), Susana Beatriz Sacavino (2012), Anibal Quijano (2009), Carlos Nolasco (2016), entre outros. Os resultados da pesquisa revelaram que as narrativas representam um instrumento metodológico privilegiado de pesquisa em educação evidenciando aspectos importantes do cotidiano escolar. Concluiu-se que as práticas pedagógicas com estudantes migrantes na perspectiva inclusiva e intercultural tem ganhado espaço de análise, mas requer ainda a emergência de pesquisas nesta direção na busca de dar visibilidade a não violação da educação em direitos humanos e do direito a diversidade.