EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ – SC (1977-2024): HISTORICIDADE, CONCEPÇÕES E MATERIALIDADES
Educação Infantil; historicidade; concepções; materialidades.
Esta investigação tem como objeto a Educação Infantil e as concepções de criança e infância, a partir de aspectos da historicidade e das materialidades. Trata-se de uma pesquisa de caráter histórico-documental e de abordagem qualitativa e está articulada à linha de pesquisa em Processos Formativos e Políticas Educacionais do Mestrado em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC) e no Grupo de Estudos em Educação e Formação de Professores. A questão central da pesquisa é: Que concepções de criança, infância e Educação Infantil são possíveis de serem interpretadas a partir da implementação e organização dos espaços dos Núcleos de Educação Infantil (NEIs) da Rede Municipal de Balneário Camboriú (SC)? As análises serão realizadas considerando-se aspectos e elementos da história e da historicidade dos NEIs Rede Municipal de Educação de Balneário Camboriú, SC, entre os anos de 1977 e 2024, numa perspectiva mais ampla. De modo mais estreito e aprofundado, serão considerados três NEIs – Carrossel (1977), Criança Esperança (2003) e Nova Geração (2018), buscando, por meio desses, compreender elementos da arquitetura, da organização dos espaços e de outras materialidades, com destaque para as salas de referências e de aspectos da formação continuada proposta por esses NEIs ao seu corpo docente. As fontes da pesquisa incluem atos de inauguração e registros fotográficos das placas com datas desses atos, Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), planilhas institucionais, documentos da legislação municipal, registros de formação continuada e registros fotográficos dos espaços internos dos NEIs. O referencial teórico fundamenta-se na perspectiva histórica de Jacques Le Goff (2003), que permite compreender os espaços e documentos como expressões de práticas sociais e culturais. Para o autor, todo documento é também um monumento, pois carrega marcas das memórias, disputas simbólicas e relações de poder de seu tempo. Também são considerados os aportes de Roger Chartier (1990, 1991), cuja contribuição permite refletir sobre as práticas culturais e os modos como os sujeitos se apropriam dos espaços e materiais no contexto educativo. Essa abordagem orienta a análise das fontes utilizadas, compreendendo-as como construções intencionais que revelam concepções historicamente instituídas sobre criança, infância e Educação Infantil. Em termos metodológicos, a pesquisa adota a análise documental dos Projetos Político Pedagógicos (PPPs) das três unidades investigadas e de outros documentos normativos municipais, articulada à observação e análise dos espaços das unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Balneário Camboriú, SC. O estudo busca, assim, contribuir para a compreensão de como a arquitetura, as materialidades e a organização dos espaços influenciam a atuação dos educadores e a formação de ambientes educativos que respeitem as especificidades da infância.