METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SCHROEDER/SC
Metodologias Ativas. Formação Docente. Prática docente.
Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (PPGE-IFC), aborda o tema metodologias ativas. De modo circunscrito, possui como cerne a formação de professores e objetiva analisar as metodologias ativas na formação e na prática de docentes da Rede Municipal de Schroeder/SC. Para tanto, visando operacionalizar o alcance deste objetivo, revisitamos a história da educação brasileira em aspectos dos séculos XIX e XX; caracterizamos a Rede Municipal de Ensino do Município de Schroeder/SC, bem como o seu corpo docente interlocutor da pesquisa. Conceitualmente, as metodologias ativas são estratégias pedagógicas que concede primazia ao aluno, bem como ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do desenvolvimento do conhecimento com a mediação do professor. Teóricos como Lourenço Filho (1959); Dewey (1950); Freire (1987); Libâneo (2002); Berbel (2011); Gatti (2019), Saviani (2008, 2013) entre outros, constituem-se como pilares para pensar aspectos epistemológicos para compreender a formação, a prática docente e as metodologias ativas. Fundamentados em uma base epistemológica e metodológica, identificamos que os conceitos em torno das metodologias ativas, historicamente, constituem-se em apropriações de princípios defendidos por teóricos da Escola Nova na primeira metade do século XX. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e interpretativa; a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas. Nele existem seis grandes eixos a partir dos quais desenvolvermos a pesquisa: dados pessoais; formação básica; formação acadêmica/superior; carreira profissional; formação continuada e metodologias ativas. O questionário foi encaminhado aos docentes que atuam no Ensino Fundamental I (Anos Iniciais), e no Ensino Fundamental II (Anos Finais), em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Schroeder/SC, na qual as formações promovidas enfatizaram a abordagem das metodologias ativas na formação continuada dos professores. O estudo nos permitiu compreender o movimento da Escola Nova, para além de sua pedagogia ou métodos de ensino; este movimento foi responsável por calorosos debates sobre fundamentos filosóficos para a educação brasileira, no interior da perspectiva de modernização do país, por meio da secularização da cultura e da alfabetização das massas populares. Reconhecemos, como bases do discurso em torno das Metodologias no movimento da Escola Nova, conceitos como: aprendizagem ativa, escola ativa, a ideia de interesse do aluno como ponto de partida para a prática pedagógica e, por fim, a crítica a abordagem tradicional de ensino baseada na transmissibilidade, hierarquia e passividade do aluno. Concernente à caracterização da Rede, observamos o seguinte panorama: é composta pela Secretaria de Educação, 20 unidades escolares, em 15 estruturas físicas, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Somente duas escolas ofertam o Ensino Fundamental completo. Como caracterização dos professores, por meio dos eixos dados pessoais, formação na educação básica e superior, predominantemente, a maioria é efetiva na rede, com idade entre 30 e 49 anos, com ensino superior completo e pós-graduação. A maioria é do Estado de Santa Catarina, principalmente da região de Jaraguá do Sul. Esses professores compreendem que a formação continuada deve proporcionar o desenvolvimento profissional e a valorização da troca de experiências, embora alguns não percebam estes aspectos nas formações oferecidas pela Secretaria. Dos professores participantes da pesquisa, 85,7% afirmam usar metodologia ativas em suas aulas e demonstram compreender os princípios que envolvem estas práticas pedagógicas. Entre as metodologias ativas mais citadas estão a sala de aula invertida (32,1%), ensino por projeto (28,6%) e gamificação/jogos educativos (21,4%). Operamos com quatro categorias analíticas: compreensão acerca de formação continuada; concepção de Metodologias Ativas; Metodologias Ativas na prática docente e desafios à concretização das Metodologias Ativas em sala de aula. A partir delas constatamos como principais desafios para a implementação de práticas pedagógicas ativas a organização curricular da escola, a falta de estrutura e de recursos na escola, bem como a superlotação das salas de aula.