Banca de QUALIFICAÇÃO: LARA CAROLINA KEMPER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARA CAROLINA KEMPER
DATA : 17/06/2025
HORA: 13:30
LOCAL: WEBCONFERÊNCIA
TÍTULO:

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DOS QUINTOS ANOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS (PNLD 2023-2025)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação das Relações Étnico-Raciais. Livros Didáticos. Ensino Fundamental. Pensamento Decolonial. História Afro-Brasileira e Indígena.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A presente dissertação tem como objetivo analisar como a História e a Cultura Afro-Brasileira e Indígena estão contempladas nos livros didáticos dos quintos anos utilizados pela Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, selecionados no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2023-2025. O estudo parte da necessidade de implementação efetiva das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, reconhecendo a educação como um instrumento fundamental no combate ao racismo estrutural e na valorização das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas. Adota-se uma abordagem qualitativa, baseada em pesquisa documental e bibliográfica, com análise do discurso fundamentada em autores do pensamento decolonial e intelectuais negros e indígenas, como Carneiro (2011, 2023), Gomes (2017, 2024) e Pinheiro (2021, 2023), entre outros, bem como pesquisadores que realizaram produções acadêmicas prévias sobre a temática, como Costa (2019), Pinheiro (2023) e Sánchez (2019). A pesquisa contempla o diálogo entre os princípios e objetivos dos marcos normativos nacionais e do Município de Florianópolis com a análise dos livros didáticos selecionados, priorizando a investigação da autoria, do conteúdo, das representações e da abordagem histórica e cultural dos povos afro-brasileiros e indígenas. O trabalho busca avaliar em que medida os materiais didáticos contribuem para a construção de práticas pedagógicas antirracistas e para o fortalecimento da educação das relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2761694 - ANDRESSA GRAZIELE BRANDT
Interna - 2773007 - IDORLENE DA SILVA HOEPERS
Externa à Instituição - MÁRCIA DE SOUZA HOBOLD - UFSC
Notícia cadastrada em: 29/04/2025 09:42
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