APRENDER A ENSINAR: PERCEPÇÃO DOS(AS) EGRESSOS(AS) ACERCA DOS PROCESSOS FORMATIVOS DESENVOLVIDOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC) – CAMPUS CAMBORIÚ
Licenciatura em Pedagogia. Didática. Egressos (as). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Ensino e Aprendizagem.
A presente pesquisa tem como objeto de estudo a prática pedagógica na formação dos (as) egressos (as) do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Camboriú, regidas pelo Projeto Político Pedagógico (PPC) de 2018. Nesse sentido, objetiva-se analisar através das percepções dos (as) egressos(as) das turmas regidas pelo PPC 2018, do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFC Campus Camboriú, quais as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o curso que contribuíram para o seu processo de formação acerca do aprender a ensinar. Elencou-se a partir do objetivo geral da pesquisa, a seguinte questão problema: em relação ao processo de formação vivenciado quais as práticas pedagógicas que contribuíram para o processo formativo do aprender a ensinar dos(as) egressos(as) do Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFC Camboriú? Como aporte teórico, a pesquisa fundamenta-se sobre práticas pedagógicas em Franco e Pimenta (2016) e Franco (2021). Acerca do aprender a ensinar em Farias et. al. (2013), Farias et. al (2022). No que tange a Didática e formação de professores Libâneo (1990, 2010, 2020), Pimenta e Severo (2020) e Freire (2011, 2023). A respeito da historicidade e formação do curso de Licenciatura em Pedagogia, os estudos foram abarcados em Brandt e Hobold (2020), Brandt, Hobold e Farias (2021), Saviani (2014, 2015), Scheibe e Durli (2011), Bissoli da Silva (2003) e outros, e legislações ao longo do período. Acerca da constituição dos Institutos Federais de Educação, foram utilizados a Legislação pertinente a instituição da rede de Institutos Federais (Lei 11.892/2008) e os estudos de Pacheco (2011, 2020, 2023). A pesquisa de abordagem qualitativa abrangeu a produção de dados, estudos bibliográficos e documentais do PPC do curso e sua matriz curricular de 2018. Os participantes da pesquisa foram os (as) egressos (as) do curso, pertencentes às turmas de Licenciatura em Pedagogia denominadas como: LP 18, LP19 e LP 20. Como técnica de pesquisa foram distribuídos questionários eletrônicos compostos de perguntas fechadas e abertas aos egressos (as). Para análise dos dados apresentados nos questionários, utilizou-se da análise de conteúdo de Franco (2018) e Bardin (2020). Na análise documental dos componentes curriculares do PPC, verificam-se indicativos de processos formativos para o aprender a ensinar, onde categorizamos como Didáticas Gerais, Didáticas para as modalidades e componentes curriculares com conteúdos de Didática, além de ações relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. Das análises dos questionários dos interlocutores, foram traçadas características dos(as) egressos(as) bem como suas atuações profissionais, e foi possível identificar nas percepções dos(as) egressos(as), quais as práticas pedagógicas que contribuíram no aprender a ensinar, destacando-se as ações de ensino, pesquisa e extensão, os programas institucionais de ensino como a Residência Pedagógica, o PIBID e o PET, e os componentes curriculares (CCs). Também foram analisadas as lacunas encontradas pelos(as) egressos(as) em seu processo formativo como educação especial e o período pandêmico. A pesquisa pretendeu contribuir para a produção de conhecimento sobre o aprender a ensinar por meio dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos no curso de Licenciatura em Pedagogia pesquisado.