DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE AS VIVÊNCIAS DE MENORES LGBTQIA+ NA REDE FEDERAL DE ENSINO MÉDIO DE SANTA CATARINA
Educação Básica. Diversidade de Gênero. Sexualidade. LBTQIA+.
Vivemos em um cenário marcado por desafios para a promoção da diversidade de gênero e da sexualidade nos espaços escolares, com tentativas de censurar tais debates advindas de movimentos conservadores e negacionistas, especialmente na região Sul. Ao passo que a intolerância e o preconceito frequentemente conduzem à evasão escolar, este projeto objetiva investigar quais percepções menores LGBTQIA+ têm da vivência da diversidade de gênero e de sexualidade no processo de escolarização e como ela influencia suas escolhas acadêmicas e profissionais. Uma vez que as ações e performances cotidianas do ser social são parte fundamental da construção do gênero, a ideia do normal/diferente pode ser debatida e reconstruída por meio do processo educacional. Assim, espera-se que esta pesquisa mapeie os principais obstáculos enfrentados pelas populações LBTQIA+ na rede de ensino médio do Instituto Federal Catarinense, evidenciando possíveis caminhos e estratégias para promover um ambiente escolar cada vez mais altero, respeitoso e inclusivo à diversidade.