FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DA TEORIA NA PRÁTICA DOCENTE
Formação continuada em serviço. Proposta Curricular Municipal. Materialismo histórico-dialético. Estudo de caso.
A presente pesquisa, inserida na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC), objetiva analisar como as propostas de formação continuada em serviço têm impactado a prática docente dos professores da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú no período de 1998 a 2023. Para o seu desenvolvimento foi utilizada uma abordagem analítico-descritiva com características de estudo de caso, a partir da perspectiva de Stake (1994 apud André, 2005), tendo o materialismo histórico-dialético como concepção teórico-metodológica balizadora, de acordo com os estudos de Cury (2000), Frigotto (2000), Lefebvre (2009), Lombardi (2017), Masson (2007), Saviani (2017) e Schlesener (2016). O contexto histórico, socioeconômico, legislativo e educacional de Balneário Camboriú foi sintetizado e organizado em décadas, de modo a delinear a estrutura, a conjuntura e o referencial teórico da Rede Municipal de Ensino desde a sua constituição legal. Ainda, a fim de investigar as produções acadêmicas sobre formação continuada em serviço disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, foi desenvolvido um Estado do Conhecimento de acordo com a metodologia de coleta e sistematização dos dados concebida por Morosini, Kohls-Santos & Bittencourt (2021). A coleta de dados empíricos foi realizada por meio de grupos focais (Gatti, 2005) com professores efetivos da rede, a partir de questões norteadoras semiestruturadas e cujas sessões foram gravadas em vídeo e transcritas para posterior análise à luz do materialismo histórico-dialético. Ao final desta pesquisa, após uma extensa análise documental, em cotejo com as falas dos professores da Rede participantes dos grupos focais, a conclusão a que se chega é a de que os impactos gerados pelas propostas de formação continuada em serviço na prática docente dos professores da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú têm sido, em sua maioria, de âmbito negativo, e por vezes, inexistentes. Espera-se, por meio desta pesquisa, contribuir para as discussões em torno das propostas municipais de formação continuada e a busca pela efetivação da dialética teoria/prática.