Banca de DEFESA: CAROLINA VANELLI DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINA VANELLI DE SOUZA
DATA : 17/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CAMBORIÚ
TÍTULO:

DISCIPLINAS DE GESTÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC) – CAMPUS CAMBORIÚ (2011 – 2020)


PALAVRAS-CHAVES:

Instituto Federal Catarinense. Formação de professores. Gestão Educacional. Gestão Escolar. Gestão Democrática.

 


PÁGINAS: 190
RESUMO:

No Brasil, os processos formativos em torno da gestão educacional e escolar adquiriram maior visibilidade após o advento da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB) de 1988. A formação inicial de professores constitui-se como essencial para que eles se apropriem dos conhecimentos dispostos nos documentos regulatórios que orientam os processos em torno da gestão e das políticas públicas. As disciplinas de Gestão Educacional e Gestão Escolar, são representativas no aspecto de desenvolver debates acerca dos processos de gestão nos âmbitos macro e micro. As disciplinas escolares se constituíram objetos de pesquisa a partir dos anos 1970, tendo em vista a crise dos modelos que demandaram a redefinição de políticas educacionais e problemas epistemológicos. No entanto, observamos que, quanto as disciplinas de Gestão Educacional e Gestão Escolar, como um objeto do campo educacional, há que se voltar olhares refinados para a sua contribuição na formação de professores. Isto posto, esta pesquisa objetivou “analisar como as disciplinas de Gestão Educacional e Gestão Escolar contribuíram para a formação dos pedagogos egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú entre os anos de 2011 a 2020”. Para tanto, metodologicamente lançou mão da pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo. Como instrumento para coletar os dados, nos posicionamos pela elaboração de um questionário semiestruturado elaborado no ambiente virtual em formato de formulário por meio do Google Forms, com questões fechadas e abertas. As primeiras subsidiaram, por meio de algumas variáveis, a caracterização dos pedagogos egressos do referido curso e instituição. As segundas sustentaram o caráter interpretativo da pesquisa, pois orientaram a escolha de categorias analíticas, tanto à priori, como à posteriori. A escolha à priori se concretizou em duas categorias analíticas: compreensão sobre Gestão Educacional e compreensão sobre Gestão Escolar. A primeira categoria foi dada por dois indicadores: aspectos “macro” de gestão do sistema de ensino e “micro” relacionado a gestão das escolas. A segunda categoria, compreensão sobre Gestão Escolar, igualmente foi composta por dois indicadores, gerados a partir das respostas dos pedagogos egressos ao abordarem acerca de sua compreensão sobre Gestão Escolar. As dimensões da Gestão Escolar foram relacionadas aos indicadores Gestão Democrática e Equipe Gestora. As categorias analisadas à posteriori foram fruto das questões abertas e foram designadas como: compreender e ocupar espaços de gestão; relações entre políticas públicas e educação; apropriação dos processos de gestão e expectativas em relação à prática da gestão democrática. Como principais considerações destacamos que para os pedagogos egressos as disciplinas contribuíram não apenas para que eles adquirissem conhecimentos teóricos sobre as políticas e diretrizes que regem o sistema educacional, mas também desenvolveram uma compreensão crítica sobre a prática da gestão dos sistemas de ensino. As disciplinas propiciaram uma apropriação dos processos de gestão, permitindo que eles se sentissem seguros para atuar nos espaços educativos tendo como princípio a gestão democrática. Esse entendimento demonstra a percepção de que essas disciplinas não se limitam a uma mera aplicação de normas, mas envolve a adaptação e a contextualização das diretrizes para a educação às realidades locais, promovendo práticas pautadas na escuta, de modo a atender às necessidades da comunidade escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1715961 - MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
Interna - 1755556 - FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
Externa à Instituição - FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO - UEMA
Notícia cadastrada em: 27/01/2025 09:52
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