Banca de DEFESA: PRISCILA ELI ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA ELI ALVES
DATA : 11/12/2024
HORA: 13:30
LOCAL: Sala F-106, Bloco F
TÍTULO:

ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS E REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS – SANTA CATARINA, BRASIL (1976-2024)


PALAVRAS-CHAVES:

Estruturas arquitetônicas; Educação Infantil; Criança; Infância; Representações.


PÁGINAS: 300
RESUMO:

Esta pesquisa, de caráter histórico-documental e abordagem qualitativa, insere-se na linha de pesquisa em Processos Formativos e Políticas Educacionais do Mestrado em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC) e no grupo de estudos em educação e formação de professores. O estudo aborda as estruturas arquitetônicas das unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF) e como essas edificações refletem as representações de criança, infância e Educação Infantil associadas à cultura material. A questão central da pesquisa é: como as estruturas arquitetônicas e os elementos presentes nas unidades de Educação Infantil da RMEF contribuem para compreender as representações de criança e infância construídas histórica e socialmente? O objetivo principal é analisar como a arquitetura dessas unidades educativas possibilita essa compreensão, considerando o período de 1976 a 2024. Esse recorte temporal abrange desde as primeiras iniciativas da administração municipal voltadas à educação infantil até a construção da unidade mais recente da RMEF. O estudo utiliza como referencial teórico o conceito de representação de Chartier (1989, 1991, 2009) e explora o papel das estruturas arquitetônicas na Educação Infantil conforme Frago e Escolano (1998) e Bencostta (2001). A análise das fotografias como fonte de pesquisa fundamenta-se em Kossoy (2014) e Bencostta (2011), considerando as imagens como texto visual, rico em informações. No campo da Educação Infantil, as reflexões partem da pedagogia da infância, como abordada por Rocha (2000). Sobre cultura material escolar, a pesquisa dialoga com Peres e Souza (2011), Souza (2007), Souza e Silva (2019), e Vidal e Silva (2011), e fundamenta-se nos conceitos de rupturas e permanências na escolarização de Vicente, Lahire e Thin (2001). Metodologicamente, a pesquisa utiliza a etnografia de arquivos, com base em Costa (2010) e Cunha (2009), e emprega a micro-história para uma análise detalhada e interpretativa de documentos impressos e iconográficos. Como amostra, foram selecionados oito Núcleos de Educação Infantil Municipal (NEIM) representativos da RMEF. A expectativa é que o estudo contribua para retomar a história da RMEF, especificamente na primeira etapa da Educação Básica, evidenciando as transformações e permanências ao longo do tempo. Busca-se compreender como as estruturas arquitetônicas dessas unidades revelam representações sociais e históricas sobre a infância e a Educação Infantil, refletindo as influências das mudanças culturais e políticas ao longo das décadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1843283 - SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER
Interna - 3803554 - MARILANE MARIA WOLFF PAIM
Externo à Instituição - MARCUS LEVY BENCOSTTA - UFPR
Notícia cadastrada em: 19/11/2024 13:36
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03