ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ADAPTAÇÃO CURRICULAR E ACESSO AO CURRÍCULO
Acessibilidade curricular; Estratégias didático-pedagógicas; Aprendizagem.
O tema central de pesquisa deste projeto de dissertação relaciona-se às estratégias didático-pedagógicas para o público da educação especial: adaptação curricular e acesso ao currículo.Tem por objetivo geral compreender em que medida as adaptações curriculares e o acesso ao currículo, propostos por professores de sala de aula e do atendimento educacional especializado através de estratégias didático-pedagógicas, possibilitam a aprendizagem de alunos com condições específicas, principalmente no que se refere ao público da educação especial. Como objetivos específicos visa descrever o que são adaptações curriculares e acessibilidade curricular; evidenciar o que são estratégias didático-pedagógicas; relatar quais são as estratégias de adaptação e acessibilidade curricular utilizadas em sala pelos professores; explicar a percepção dos professores em relação às estratégias didático-pedagógicas adotadas em sala e, por fim, discutir como a adaptação e o acesso ao currículo através das estratégias didático-pedagógicas, promovem a aprendizagem dos estudantes público da educação especial. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa, realizando uma pesquisa de campo e utilizando como estratégia, no primeiro momento, a pesquisa bibliográfica para aprofundamento no assunto. Posteriormente estão sendo realizadas entrevistas junto a profissionais da educação da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú, SC. Por fim, realizar-se-á a análise de dados coletados através de alguns princípios de metodologia da análise de conteúdo (Bardin, 2020), utilizando como referencial teórico os estudos de Vigotski (1984) e outros autores que corroboram com o assunto. Como resultado, espera-se evidenciar o planejamento e a realização de processos visando a acessibilidade ao currículo e a utilização de recursos didático-pedagógicos nos anos iniciais do ensino fundamental que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos público da educação especial.