Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA ZAGOTO BESSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSICA ZAGOTO BESSA
DATA : 28/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO:

MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DE 2015 A 2023


PALAVRAS-CHAVES:

Desenho Universal. Desenho Universal para Aprendizagem. Estado do Conhecimento.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Este projeto de dissertação se constitui em um Estado do Conhecimento sobre Desenho Universal para Aprendizagem no âmbito da Educação Básica, elaborado a partir de teses e dissertações sobre o tema. Dessa forma, constitui-se enquanto método e metodologia o estado do conhecimento, cujo percurso metodológico encontramos caracterizado por Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021). Assim, este estudo de natureza  qualitativa, iniciando com o panorama teórico sobre Desenho Universal para Aprendizagem, situando-as as concepção histórica e conceitual  na Educação Básica. Para tanto, objetivamos analisar por meio de um Estado do Conhecimento as produções acadêmicas de teses e dissertações sobre o Desenho Universal para Aprendizagem na Educação Básica de 2015 a 2023. A vista disso, delineamos cinco objetivos específicos que subsidiaram a pesquisa, a saber: a) compreender a construção histórica e conceitual do Desenho Universal para Aprendizagem no contexto escolar; b) identificar as teses e dissertações brasileiras referentes ao Desenho Universal para Aprendizagem no âmbito educacional - 2015 a 2023; c) categorizar as teses e dissertações brasileiras referentes ao Desenho Universal para Aprendizagem no âmbito educacional evidenciando a abrangência das temáticas; d) mapear as concepções apresentadas nas teses e dissertações  em âmbito educacional sobre o Desenho Universal para Aprendizagem, e) identificar aspectos recorrentes, emergentes e possíveis lacunas e/ou inconsistência na produção científica sobre a temática, constituindo um balanço analítico-descritivo das teses e dissertações  sobre o Desenho Universal para Aprendizagem, bem como possíveis inferências para bibliografia propositiva. O corpus analítico se constitui de todas as pesquisas encontradas até o ano de 2023 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT sobre o referido tema, diante disso, a análise das inferências se deu através dos princípios da Metodologia da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), que possibilitou elencar categorias a serem aprofundadas, trilhando caminho profícuo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2265320 - MAGALI DIAS DE SOUZA
Interna - 2761694 - ANDRESSA GRAZIELE BRANDT
Externa à Instituição - CLARISSA HAAS - UFRGS
Notícia cadastrada em: 02/08/2024 14:52
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