MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DE 2015 A 2023
Desenho Universal. Desenho Universal para Aprendizagem. Estado do Conhecimento.
Este projeto de dissertação se constitui em um Estado do Conhecimento sobre Desenho Universal para Aprendizagem no âmbito da Educação Básica, elaborado a partir de teses e dissertações sobre o tema. Dessa forma, constitui-se enquanto método e metodologia o estado do conhecimento, cujo percurso metodológico encontramos caracterizado por Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021). Assim, este estudo de natureza qualitativa, iniciando com o panorama teórico sobre Desenho Universal para Aprendizagem, situando-as as concepção histórica e conceitual na Educação Básica. Para tanto, objetivamos analisar por meio de um Estado do Conhecimento as produções acadêmicas de teses e dissertações sobre o Desenho Universal para Aprendizagem na Educação Básica de 2015 a 2023. A vista disso, delineamos cinco objetivos específicos que subsidiaram a pesquisa, a saber: a) compreender a construção histórica e conceitual do Desenho Universal para Aprendizagem no contexto escolar; b) identificar as teses e dissertações brasileiras referentes ao Desenho Universal para Aprendizagem no âmbito educacional - 2015 a 2023; c) categorizar as teses e dissertações brasileiras referentes ao Desenho Universal para Aprendizagem no âmbito educacional evidenciando a abrangência das temáticas; d) mapear as concepções apresentadas nas teses e dissertações em âmbito educacional sobre o Desenho Universal para Aprendizagem, e) identificar aspectos recorrentes, emergentes e possíveis lacunas e/ou inconsistência na produção científica sobre a temática, constituindo um balanço analítico-descritivo das teses e dissertações sobre o Desenho Universal para Aprendizagem, bem como possíveis inferências para bibliografia propositiva. O corpus analítico se constitui de todas as pesquisas encontradas até o ano de 2023 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT sobre o referido tema, diante disso, a análise das inferências se deu através dos princípios da Metodologia da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), que possibilitou elencar categorias a serem aprofundadas, trilhando caminho profícuo.