PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS CAMBORIÚ: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE NA PERCEPÇÃO DE RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Instituto Federal Catarinense. Licenciatura em Pedagogia. Programa Residência Pedagógica. Formação Docente.
A pesquisa intitulada “Programa Residência Pedagógica: impactos na formação docente na percepção de residentes do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense – campus Camboriú”, foi desenvolvida na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE/IFC e envolveu a temática que se insere nos estudos que investigam a formação docente no Brasil. O Programa Residência Pedagógica (PRP) se encontra em um campo emblemático, pois existem diversos estudos que versam sobre a preocupação com a formação de professores/as. Considerando esta perspectiva, objetivamos analisar como o PRP impactou a formação docente no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, a partir da percepção de residentes do curso de Licenciatura em Pedagogia. Esta produção científica está ancorada em autores como Cunha (1989); Gatti (2009); Gatti, et, al, (2019); Libâneo (2010); Nóvoa (2007; 2017); Pimenta (1996); Pimenta e Lima (2006), que por diferentes perspectivas contribuíram para a compreensão da formação docente como objeto de pesquisa no campo educacional. O estudo, com abordagem qualitativa (Bodgan; Biklen, 1982 apud Ludke; André, 2011), assume caráter interpretativo dos dados (Stake, 2011) e possui como procedimento o levantamento bibliográfico (Gil, 2002) para realizar a abordagem histórica sobre o PRP, bem como para compreendê-lo como Política Pública para a formação inicial de professores/as. Para fundamentar os processos de interpretação dos dados, a pesquisa empírica foi realizada por meio do instrumento de coleta dados conhecido como questionário (Stake, 2011). Decidimos operar com questionário semiestruturado, com perguntas fechadas e abertas; ele foi elaborado por meio da ferramenta do Google Forms. As questões abertas e fechadas contemplaram quatro grandes eixos: informações gerais; trajetória escolar; ser/sentir-se docente e Programa Residência Pedagógica e foram fonte essencial para caracterizarmos os/as residentes e para a interpretação das suas percepções sobre as experiências vivenciadas e os impactos do PRP para a formação. Deles, emergiram as categorias com as quais operamos neste estudo: ser/sentir-se docente; saberes que constituem um bom/boa professor/a e Programa Residência Pedagógica, que analisadas a partir de fundamentos históricos e sociológicos, nos fez compreender que o PRP, ao menos até o final desta pesquisa, impactou como uma importante política pública a formação de professores/as no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal catarinense – campus Camboriú.