INCLUSÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES RELACIONADAS À EDUCAÇÃO DIGITAL NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
Educação digital; Inclusão digital; Política Nacional de Educação Digital; Competências digitais; Ensino médio integrado
O projeto vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação, linha Processos educativos e inclusão tem por objetivo investigar como o Instituto Federal Catarinense (IFC) integra a educação digital nos cursos técnicos de ensino médio, conforme as diretrizes estabelecidas. A educação digital, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) desde 1996 e ampliada pela Lei nº 14.533 de 2023, é fundamental para formar indivíduos críticos e engajados, contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável. A pesquisa analisa documentos oficiais do IFC e a literatura relevante para compreender as normativas e ações educativas digitais adotadas. A metodologia qualitativa segue a estrutura de Bardin (2016), que envolve pré- analise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os objetivos específicos incluem reconhecer os conhecimentos previstos na educação digital, compilar aspectos relevantes nas normativas do IFC e analisar currículos e projetos pedagógicos. Espera-se que o estudo revele os aspectos da educação digital presentes nos documentos norteadores dos cursos do IFC, alinhando-os às normativas vigentes e reforçando a importância da educação tecnológica para o futuro do Brasil.