As políticas educacionais para migrantes internacionais: ações no contexto do IFPR
Políticas educacionais; migrantes internacionais; Institutos Federais
A presente pesquisa, inserida na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC), pretende compreender a política educacional para migrantes internacionais e refugiados do Instituto Federal do Paraná, tomando por base as ofertas de atividades de educação propostas para essa população, no período de 2009 a 2024. Para o seu desenvolvimento, foi utilizada uma abordagem qualitativa (Minayo, 2009) analítico-descritiva (Stake, 2011), do tipo documental (Cellard, 2008). Os objetos de estudos serão constituídos por projetos, relatórios, entre outros documentos, relacionados aos processos de ensino, pesquisa e extensão, cujo público-alvo foram migrantes internacionais no contexto do IFPR. O ciclo de políticas de Ball (2006) será o suporte teórico-metodológico para os processos de análise e interpretação dos documentos. Para isso, delineamos o contexto internacional que produziu as ondas de migrantes internacionais que chegaram no Brasil no período em tela, bem como as mudanças políticas, econômicas, socioculturais e legislativas (Lei 13.445/2017) que promoveram a integração ou novas ondas migratórias internamente no país. Espera-se, por meio desta pesquisa, contribuir para as discussões em torno das políticas institucionais do IFPR, em relação à oferta de serviços educacionais voltados para pessoas migrantes internacionais, nos parâmetros da lei de constituição dos Institutos Federais. Consideramos relevante a análise por meio do ciclo de políticas no sentido de compreender e problematizar os contextos de produção de texto, da influência, da prática e dos resultados, possibilitando a análise crítica dos processos (in)excludentes da população imigrante e refugiada que chegam no contexto do IFPR.