Interação coordenação pedagógica e crianças no cotidiano institucional: indicativos para a formação continuada em serviço de professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Blumenau-SC.
Coordenação Pedagógica; Criança; Formação Continuada em Serviço; Educação Infantil
Reflexões a respeito das atribuições da coordenação pedagógica efervesceram nas últimas décadas, dentre elas, destaca-se a formação continuada em serviço de professoras, contemplada por diferentes autores como intrínseca à função. Tal compreensão é inspiradora desta pesquisa em andamento, em especial, quando tratada à luz das interações entre coordenação pedagógica e crianças elo relacional existente no cotidiano desta profissional e relevante para o processo educativo-pedagógico dos CEIs. Diante disso, esta pesquisa objetiva analisar em que medida as interações entre coordenação pedagógica e crianças trazem subsídios à formação continuada em serviço de professoras da Educação Infantil, organizadas pelas equipes de gestão de Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Blumenau. Pela perspectiva de Sartori (2018), Placco e Almeida (2009), Geraldo (2022) e Vilas Boas (2022) busca-se pensar sobre a formação continuada em serviço como uma das atribuições da coordenação pedagógica, embora raros estudos considerem as interações entre profissionais desta função e as crianças como elemento relevante para orientar tal atribuição (Vilas Boas, 2022). Peirano (2014) nos ajuda a traduzir a perspectiva etnográfica adotada na pesquisa, que segundo ela, abala e reflete sobre os múltiplos modos de vida, assim como, Clifford e Marcus (2016) elucidam a pesquisa polifônica, de escrita densa com as participantes. Já Ferreira e Lowenkron (2020) nos embasam sobre etnografia documental algo bastante explorado por pesquisadores na atualidade , justo por visibilizar concepções e subjetividades constituintes dos documentos oficiais, assim como, os elaborados pela coordenação pedagógica em seu cotidiano profissional. Nos trajetos etnográficos da pesquisa, a metodologia da conversação, embasada reflexivamente em Ribeiro, Souza e Sampaio (2023), é utilizada para a geração de dados, quando a partilha de experiências, a reciprocidade e polifonia marcam as conversas entre pesquisadora e participantes, acerca da formação continuada em serviço, ao tomar as crianças como ponto de partida, além de ampliar estudos referentes a Educação Infantil e as atribuições da coordenação pedagógica.