AVALIAÇÃO DA/NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE A PARTIR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC
Educação Infantil; Avaliação; Balneário Camboriú
Considerando que a avaliação se faz presente no meio educacional e que a mesma circunscreve à docência, esta pesquisa se propõe analisar a avaliação na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú/ SC, considerando a legislação e os documentos oficiais nacional e local que orientam as propostas e práticas pedagógicas nesta etapa educativa. Dada a necessidade da compreensão clara e objetiva que favoreça mudanças no trabalho docente, sobretudo, acerca das práticas avaliativas e tendo em vista o recorte temporal estabelecido entre os anos de 2011 a 2023, buscar-se-á historicizar o processo de avaliação da/na Educação Infantil, a partir dos anos 2000, além de verificar como a avaliação é apresentada na Proposta Curricular Municipal e na Resolução para a Educação Infantil de Balneário Camboriú/ SC. Metodologicamente, este estudo consiste numa pesquisa qualitativa, inscrevendo-se como uma etnografia, também com enfoque em uma etnografia de documentos, cujos instrumentos para geração de dados serão entrevistas semiestruturadas e constituição de grupo focal com professoras e professores da área, análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009), Proposta Curricular e Resolução 06/2020, que fixa as normas para a Educação Infantil no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Balneário Camboriú/SC, bem como, o Projeto Político Pedagógico da instituição educativa em que a pesquisa realizar-se-á. A pesquisa se ampara teoricamente nos estudos da Educação Infantil e da avaliação nesta etapa educativa. Nesta direção, entende-se a avaliação como um processo contínuo e não como finalização de etapas, isto é, tecida na cotidianidade educativa e que acompanha cada etapa do processo educativo, o que requer constantes estudos sobre esse instrumento.