Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTÍNOVA FILIPPIN DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARTÍNOVA FILIPPIN DOS SANTOS
DATA : 12/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala F-106 - bloco F
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA/NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE A PARTIR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil; Avaliação; Balneário Camboriú


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Considerando que a avaliação se faz presente no meio educacional e que a mesma circunscreve à docência, esta pesquisa se propõe analisar a avaliação na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú/ SC, considerando a legislação e os documentos oficiais nacional e local que orientam as propostas e práticas pedagógicas nesta etapa educativa. Dada a necessidade da compreensão clara e objetiva que favoreça mudanças no trabalho docente, sobretudo, acerca das práticas avaliativas e tendo em vista o recorte temporal estabelecido entre os anos de 2011 a 2023, buscar-se-á historicizar o processo de avaliação da/na Educação Infantil, a partir dos anos 2000, além de verificar como a avaliação é apresentada na Proposta Curricular Municipal e na Resolução para a Educação Infantil de Balneário Camboriú/ SC. Metodologicamente, este estudo consiste numa pesquisa qualitativa, inscrevendo-se como uma etnografia, também com enfoque em uma etnografia de documentos, cujos instrumentos para geração de dados serão entrevistas semiestruturadas e constituição de grupo focal com professoras e professores da área, análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009), Proposta Curricular e Resolução 06/2020, que fixa as normas para a Educação Infantil no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Balneário Camboriú/SC, bem como, o Projeto Político Pedagógico da instituição educativa em que a pesquisa realizar-se-á. A pesquisa se ampara teoricamente nos estudos da Educação Infantil e da avaliação nesta etapa educativa. Nesta direção, entende-se a avaliação como um processo contínuo e não como finalização de etapas, isto é, tecida na cotidianidade educativa e que acompanha cada etapa do processo educativo, o que requer constantes estudos sobre esse instrumento.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1431375 - ROSELI NAZARIO
Interna - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Externa à Instituição - ÂNGELA MARIA SCALABRIN COUTINHO - UFPR
Notícia cadastrada em: 04/07/2024 18:02
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