Concepções de criança e de infância: análise dos documentos oficiais e suas implicações à formação continuada da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São José-SC
Concepção de criança; Concepção de infância; Formação continuada de professores; Educação Infantil.
O texto dissertativo aqui apresentado visa cumprir o requisito da etapa de qualificação de dissertação do curso de Mestrado em Educação do Instituto Federal Catarinense, campus Camboriú (PPGE-IFC). Consiste em um estudo em andamento que analisa as concepções de criança e de infância nos documentos oficiais que orientam o currículo e a formação continuada de professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São José-SC, entre 2000 e 2023. Para tanto, recorre aos documentos oficiais que orientam o currículo, as práticas pedagógicas e, por conseguinte, a formação continuada para professores da Educação Infantil desta Rede Municipal de Ensino e, na continuidade, acessará as narrativas de profissionais que atuam/atuaram na coordenação da Educação Infantil da SME-SJ. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (Stake, 2011) de abordagem etnográfica (Peirano, 2014; Clifford; Marcus, 2016; Tyler, 2016), na qual será também empregada a análise documental etnográfica (Ferreira; Lowenkron, 2020). Se ampara nos Estudos da Infância e da Sociologia da Infância (Sarmento; Pinto, 1997; Sarmento, 2004, 2008; Fernandes, 2009; Qvortrup, 2010), sobre o currículo (Faria e Salles, 2007; Macedo e Miller, 2018) e formação docente (Kramer, 2005; Nóvoa, 2022). A etapa concluída, de conceituação e contextualização, elaborada a partir do Levantamento de Pesquisas, trata das concepções de criança e de infância na sociedade, o que contribuiu para uma primeira aproximação e a análise parcial dos documentos oficiais desta Rede de Ensino, bem como, para ampliar e apurar o olhar para as demais etapas do estudo que estão por vir.