Banca de DEFESA: DAIANE EVANGELISTA VIEIRA DE MATOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAIANE EVANGELISTA VIEIRA DE MATOS
DATA : 05/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala F-106
TÍTULO:

PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC) CÂMPUS CRICIÚMA SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS


PALAVRAS-CHAVES:

Processos educativos; ensino remoto; docentes; pedagogia histórico-crítica (PHC); pandemia; estudantes; IFSC.


PÁGINAS: 250
RESUMO:

Entre março de 2020 e dezembro de 2021 as atividades de ensino no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) ocorreram de forma remota, em função da pandemia de Coronavírus (SARS – CoV-2) que assolou o mundo. O presente texto, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Instituto Federal Catarinense (IFC), câmpus Camboriú, na linha de pesquisa “Processos educativos e inclusão”, busca discutir o impacto das atividades não presenciais nos processos educativos durante a pandemia no contexto da educação profissional técnica de nível médio, e para tal, ancora-se em trabalhos desenvolvidos dentro do espectro da pedagogia histórico-crítica, devido à validade e importância de suas proposições, bem como em pesquisas e publicações oficiais do MEC e Conselho Nacional de Educação no período analisado. No IFSC não houve cancelamento do calendário acadêmico e as aulas seguiram em forma de atividades pedagógicas não-presenciais (ANPs). Concebendo a educação como um fenômeno próprio dos seres humanos, e portanto, social (Saviani, 2011), interessa-nos compreender e investigar os processos de ensino sob ótica de um dos participantes principais dessa dinâmica, o professor. O estudo apresenta como objetivo geral: avaliar as percepções dos docentes do ensino médio integrado do IFSC câmpus Criciúma sobre os impactos da pandemia nos processos educativos e como objetivos específicos: i) Reconhecer os processos educativos com base na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC); ii) Compreender como se realizaram os processos educativos durante o período de ensino remoto e no retorno à presencialidade; iii) Analisar como se deram as relações entre instituição, coordenações, professores e estudantes durante o período de atividades remotas. A pesquisa é de natureza básica, e abordou o problema com procedimentos metodológicos qualitativos. Em relação à realização dos objetivos, é descritiva e interpretativa, e como procedimentos técnicos utiliza-se da pesquisa bibliográfica e documental. Os instrumentos de produção de dados utilizados foram o questionário (composto por questões abertas e fechadas) e a entrevista semiestruturada. Participaram do questionário online 18 professores de três cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSC, câmpus Criciúma e participaram da entrevista os coordenadores dos cursos, bem como o coordenador do setor pedagógico durante o período analisado. Os cursos são: Técnico Integrado em Química, Mecatrônica e Edificações. O corpus textual foi analisado à luz da análise textual discursiva (ATD), teoria proposta por Moraes e Galiazzi (2003, 2020) a qual orienta a desconstrução do material em unidades de sentido. Essas unidades de sentido foram agrupadas dentro de duas categorias, deduzidas a partir dos objetivos específicos da pesquisa: i) Processos educativos - ensino remoto e retorno ao presencial, sob a ótica da PHC e ii) relações entre docentes, discentes, instituição e coordenações. Os autores que fundamentaram as discussões deste trabalho são: Saviani (2008, 2011, 2021); Saviani e Duarte (2021); Saviani e Galvão (2021); Galvão, Lavoura e Martins (2019); Martins (2013); Nóvoa (2020); Libâneo (2006); Kuenzer (2013); Ramos (2014); Duarte (2001). Os resultados demonstram que os elementos constituintes do trabalho didático de acordo com a PHC, conteúdo-forma-destinatário, foram impactados e sofreram prejuízos no ensino remoto e no retorno à presencialidade, relacionados principalmente à impossibilidade de realização de avaliação de aprendizagem e falta de interação entre docentes e discentes, além de outros fatores citados pelos participantes. Essa quebra no processo de ensino leva-nos a concluir, de acordo com os preceitos da PHC, que ele precisa ocorrer de forma presencial, uma vez que é pressuposto de uma aula a presença de professor e alunos. As leituras indicam que o direito à educação depende de outros direitos, entre os quais: saúde, moradia digna, acesso a recursos materiais, os quais são negados à expressiva parcela da população brasileira, em uma sociedade historicamente desigual. Espera-se que os resultados alcançados, a partir das discussões da teoria histórico-crítica, possam contribuir para a compreensão deste momento na educação e para reduzir lacunas no conhecimento nesse campo, bem como fortalecer entendimentos acerca da teoria pedagógica que embasa a concepção do IFSC e suas implicações para o fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade ofertada pela instituição.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2322799 - AIRTON ZANCANARO
Interna - 2761694 - ANDRESSA GRAZIELE BRANDT
Externa à Instituição - ELIANE JURASKI CAMILLO - IFSC
Notícia cadastrada em: 02/07/2024 08:38
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