PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOBRE ESTE SERVIÇO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, NAS REGIONAIS DE CHAPECÓ E GRANDE FLORIANÓPOLIS – SC/2023
Altas Habilidades/Superdotação, Atendimento Educacional Especializado, Docência, Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação
A presente dissertação, desenvolvida pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, na linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão, apoiada financeiramente pelo UNIEDU/SED/SC, teve como objetivo geral compreender as percepções dos professores que atuam na educação especial, sobre o AEE AH/SD das regionais de Chapecó e grande Florianópolis. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, do tipo estudo descritivo. Uma revisão bibliográfica da literatura e uma análise documental foram realizadas, para darem subsídios a esta dissertação. Para a coleta de dados foram entrevistados dez docentes nos meses de outubro a novembro de 2023, que atuavam nos AEEs AH/SD das regionais de Chapecó e Grande Florianópolis. As entrevistas abarcaram questões semiestruturadas, abordando as percepções dos docentes sobre AH/SD, sobre o modelo teórico adotado no trabalho do AEE AH/SD, sobre o perfil e a formação do professor para este serviço, sobre os recursos necessários para o atendimento, sobre os mitos relacionados a temática e sobre os principais aspectos que envolvem a atuação no AEE AH/SD. Utilizamos nesta pesquisa como referências, a teoria dos Três Anéis como conceito de superdotação (Renzulli, 1978, 1986, 2000, 2014a, 2014b, 2018) e a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1993, 1995, 2000, 2010) como conceito de inteligências. Para complementar a fundamentação teórica, apresentamos estudos de pesquisadores e pesquisadoras que também utilizam estes teóricos como referências em suas pesquisas tais como Pérez (2014, 2023), Virgolim (1998, 2007, 2019), Delou (2007), Alencar (2014), Paludo (2018), Martins e Alencar (2011), Pimenta (1996), Pereira (2014), Sabatela (2007) Sabatela e Cupertino (2007) e Fleith (2007), entre outros, que trouxeram importantes contribuições para a pesquisa. Os dados das entrevistas foram categorizados e analisados utilizando os princípios da análise de conteúdo de Bardin (2016). Após revisão dos dados obtidos nas entrevistas, foram elencadas duas categorias de análise: 1. Perfil docente para atuação no AEE AH/SD e formação para a docência; e 2. Aspectos de envolvem a docência no AEE AH/SD. Ao observar as percepções dos docentes que atuam nos AEEs AH/SD, evidenciamos que a formação de professores para atuação nos serviços de SC é uma necessidade, na medida em que os docentes entrevistados compreendem que a formação inicial em Pedagogia não contempla aspectos referentes a atuação no AEE AH/SD e que o modo como os professores são contratados para exercer a docência neste espaço é temporário, o que evidencia a transitoriedade da ação exercida. Dentre os principais aspectos elencados estão os mitos em torno das AH/SD, que precisam ser diariamente desconstruídos, bem como a falta de estrutura física, pedagógica e financeira para as salas de AEEs AH/SD. Também fica evidente o parco domínio conceitual da maioria dos docentes entrevistados, sobre o próprio conceito de AH/SD e sobre as teorias que subsidiam a prática nos AEEs AH/SD, conforme as diretrizes do estado de Santa Catarina (2021). Destacamos nosso desejo de que mais pesquisas sobre a área sejam realizadas, assim como esperamos que esta dissertação possa contribuir com as reflexões sobre essa temática, na medida em que realçamos a importância de investimentos na formação da comunidade escolar e na infraestrutura das salas de AEEs AH/SD, para aquisição de materiais e recursos pedagógicos, no sentido de qualificar a intervenção e o trabalho docente.