A Alta Gestão dos/nos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: vozes dos Diretores Gerais dos campi pré-existentes do IFC
Alta Gestão; Administração Pública; Institutos Federais; Complexidade; IFC.
O presente estudo é uma pesquisa em andamento, desenvolvida no âmbito do PPGE/IFC, vinculada à linha de pesquisa Processos Educativos e Políticas Educacionais. A proposta deste estudo, intitulada: A Alta Gestão dos/nos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: vozes dos Diretores Gerais dos campi pré-existentes do IFC, faz parte de um projeto do tipo ‘Guarda Chuva’. O objetivo geral é analisar como os Diretores Gerais do Instituto Federal Catarinense percebem/veem o impacto das normativas/regramentos/órgãos de controle/dentre outros, no âmbito da administração pública na constituição como dirigentes máximos. A problemática e respectiva relevância emergem da necessidade de produção de conhecimento em torno do tema, tendo em vista a incipiente produção acadêmica. Tal evidência tem como base a busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) (2013/2023), com vistas a um levantamento preliminar das publicações acerca do nível de sua recorrência. As análises são sustentadas pela análise de conteúdo Bardin. Os autores que subsidiarão as análises (a priori) são: Sousa Santos; Freire; Morim; Capra; a partir da Teoria da Complexidade; Teoria do Pensamento Complexo e Paradigmas.