FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC: UM ESTUDO SOBRE OS
IMPACTOS DA TEORIA NA PRÁTICA DOCENTE
Formação continuada em serviço. Proposta Curricular Municipal. Materialismo histórico-dialético. Estudo de caso
A presente pesquisa, inserida na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais do Programa de Pós Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC), objetiva analisar como as propostas de formação continuada em serviço têm impactado a prática docente dos professores da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú no período de 1998 a 2023. Para o seu desenvolvimento foi utilizada uma abordagem analítico-descritiva com características de estudo de caso, a partir da perspectiva de Stake (1994 apud André, 2005), tendo o materialismo histórico-dialético como concepção teórico-metodológica balizadora, de acordo com os estudos de Cury (2000), Frigotto (2000), Lefebvre (2009), (Lombardi (2017), Masson (2007), Saviani (2017) e Schlesener (2016), dentre outros. O contexto histórico, socioeconômico, legislativo e educacional de Balneário Camboriú foi sintetizado e organizado em décadas, de modo a delinear a estrutura, a conjuntura e o referencial teórico da Rede Municipal de Ensino desde a sua constituição legal. Ainda, a fim de investigar as produções acadêmicas sobre formação continuada em serviço disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, foi desenvolvido um Estado do Conhecimento de acordo com a metodologia de coleta e sistematização dos dados concebida por Morosini, Kohls-Santos & Bittencourt (2021). A coleta de dados empíricos foi realizada por meio de grupos focais (Gatti, 2005) com professores efetivos da rede, a partir de questões norteadoras semiestruturadas e cujas sessões foram gravadas em vídeo e transcritas para posterior análise à luz do materialismo histórico-dialético. Espera-se, por meio desta pesquisa, contribuir para as discussões em torno das propostas municipais de formação continuada e a busca pela efetivação da dialética teoria/prática.