CINEMA E CRIAÇÃO AUDIOVISUAL NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEMEJA) DA CIDADE DE ITAPEMA/SC: DESENVOLVIMENTO DE SABERES E AFETAÇÕES
Cinema. Criação Audiovisual. Educação de Jovens e Adultos. Saberes. Afetações.
Essa pesquisa versa sobre cinema e criação audiovisual no âmbito da modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA), através da prática de ver e debater cinema e de exercícios de criações. Assim, tem como objetivo geral o de analisar a partir das percepções dos estudantes os saberes e afetações provocados durante a as experiências de cinema e criação audiovisual. Elenca-se como questão problema compreender como as experiências de cinema e criação audiovisual, possibilitam possíveis construções de saberes e afetações de estudantes do Centro Municipal de Ensino e Educação de Jovens e Adultos (CEMEJA) da cidade de Itapema/SC? Para desenvolvê-la foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa e da pesquisa-ação, a partir de Thiollent (2011) e Tripp (2005). Também foi desenvolvido o Estado de Conhecimento, segundo Morosini (2015), sendo realizado com o objetivo de averiguar as produções acadêmicas publicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) em torno das temáticas de Cinema e Audiovisual na Educação de Jovens e Adultos, durante o período de 2014 a 2023, tendo como marco a lei nº 13.006/14. Para realizar as coletas de dados definiu-se os métodos de diário de bordo, questionário individual e entrevista realizada por meio de grupo focal, sendo esse último voltado para uma participação coletiva dos estudantes abordando questões sobre a experiência, os saberes e afetações obtidos através do projeto desenvolvido na EJA. Entre os aportes teóricos que fundamentam essa pesquisa estão Brandão(1986) Arroyo (2017), Carrano (2011, 2021), Freire (2021), e Caldart (2023) direcionando os debates em torno da EJA, seus sujeitos e a relação dessa modalidade com a cultura. Já para debater os temas de cinema e educação foram utilizados como aportes, entre outros, Fresquet (2013,2015,2023), Teixeira (2017), Duarte (2009), Migliorin (2014, 2015, 2019, 2021) e Pipano (2019,2021). Ainda como forma de análise foi definida a Análise de Discurso (AD) seguindo os preceitos de Orlandi (2012). Nesse momento, a pesquisa-ação se encontra em andamento e os resultados parciais estão em análise. Ainda, através dessa pesquisa pretende-se contribuir nas possíveis relações entre cinema e a criação audiovisual na EJA, através dos diferentes processos de ver, debater e produzir audiovisual aprimorar tais práticas educativas na modalidade.