O PAPEL DO PEDAGOGO NO SUAS REFLEXÕES À LUZ DA PEDAGOGIA FREIRIANA NA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE GASPAR SC
O papel do pedagogo na assistência social; mediação; construção de saberes não escolares; prática emancipatória.
Esta pesquisa objetiva a realização de um estudo com profissionais que atuam como pedagogos e demais profissionais como assistente sociais e psicólogos em equipes técnicas da Secretaria de Assistência Social de Gaspar/SC, realizando atendimentos interdisciplinares aos cidadãos nesse município e que vivenciam e/ou vivenciaram situações de vulnerabilidade social e demais violações de direitos, em equipes dos serviços, PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias e Indivíduos, PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, MSE – Serviço de Medidas Socioeducativas e SEPREDI - Serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias, ofertados nos equipamentos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, na Secretaria de Assistência Social de Gaspar/SC. A pesquisa será realizada em etapas, sendo a primeira de revisão de literatura e elaboração de fundamentação teórica pertinente à profissão de pedagogo, função social das Secretarias de Assistência Social e políticas públicas sob a sua responsabilidade; a segunda etapa envolverá entrevistas semiestruturadas aos profissionais de pedagogia e demais técnicos de nível superior da Secretaria de Assistência Social de Gaspar, sendo psicólogos e assistentes sociais, concernentes à reflexão sobre a atuação dos profissionais de pedagogia nesses espaços e a construção identitária desse profissional; e a terceira será a análise dos discursos e conteúdos levantados, ancorados nos seguintes pressupostos teórico-metodológicos: a eterna incompletude do sujeito e a educação como ferramenta de empoderamento e construção da autonomia (FREIRE, 1996); o papel do pedagogo na mediação entre os sujeitos, suas demandas e a sociedade (PIMENTA, 1996), educação como prática social emancipatória (LIBÂNEO, 2001) e a mediação no processo de ensino e aprendizagem (VYGOTSKY, 2010). Por meio da pesquisa, pretende-se refletir sobre o papel de mediador do pedagogo na construção de saberes não escolares, planejados a partir de uma intencionalidade – a educação de caráter emancipatório.