NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM ESTUDANTES MIGRANTES DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ/SC
Inclusão; Migração; Educação Básica; Professores; Práticas Pedagógicas; Trabalho Didático.
O movimento migratório atravessa a história da humanidade, marcado por deslocamentos territoriais e geográficos com o intuito da ocupação terrestre e da adaptação da espécie para condições de sobrevivência. Nos últimos anos, Itajaí/SC, que é o lócus desta pesquisa, por fatores econômicos, sociais e geográficos, recebeu um alto fluxo de migrações tanto internas quanto internacionais, envolvendo toda a família, o que significa dizer que estudantes passam também a frequentar o contexto escolar. Como os (as) professores (as) dos Anos Iniciais da rede estadual do Ensino Fundamental do município de Itajaí/SC narram suas experiências sobre as práticas pedagógicas e de inclusão dos estudantes migrantes internos e internacionais? Esta dissertação tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas e de inclusão dos estudantes migrantes nacionais e internacionais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Itajaí/SC numa perspectiva da interculturalidade. Para tanto, elencou-se como objetivos específicos, a saber: a) Contextualizar brevemente a pessoas migrantes nacionais e internacionais no Brasil; b) Compreender brevemente como se dão as políticas públicas voltadas aos migrantes, em especial educacionais, no âmbito do território brasileiro e c) Analisar as narrativas dos (as) professores (as) que lecionam com estudantes migrantes, por meio de uma perspectiva da inclusão e da interculturalidade. A pesquisa de cunho qualitativo, descritivo e exploratório teve como instrumento de coleta de dados entrevistas, utilizando-se da Análise compreensiva - interpretativa (ACI) num processo de compreensão e interpretação das narrativas. Foi produzido o Estado do conhecimento com o objetivo de conhecer e analisar as produções científicas em torno da temática da migração no contexto escolar. O embasamento teórico fundamentou-se em autores como Vera Maria Ferrão Candau (2012), Stuart Hall (2011), Catherine Whalsh (2014), Paulo Freire (2003), Antônio Flávio Moreira (2014), Susana Beatriz Sacavino (2012), Anibal Quijano (2009), Carlos Nolasco (2016), entre outros. Os resultados parciais em torno das análises das coletas de dados estão em andamento. Pretende-se contribuir para a produção de conhecimento sobre a compreensão das práticas pedagógicas e inclusivas dos estudantes migrantes no contexto escolar.