APRENDER A ENSINAR: PERCEPÇÃO DOS(AS) EGRESSOS(AS) ACERCA DOS PROCESSOS FORMATIVOS DESENVOLVIDOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC) – CAMPUS CAMBORIÚ
Licenciatura em Pedagogia. Didática. Egressos. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Ensino e Aprendizagem.
A presente pesquisa tem como objeto de estudo a prática pedagógica na formação dos egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Camboriú, regidos pelo Projeto Político Pedagógico (PPC) de 2018. Nesse sentido, objetiva-se analisar através das percepções dos egressos das turmas regidas pelo PPC 2018, do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFC Campus Camboriú, quais as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o curso que contribuíram para o seu processo de formação acerca do aprender a ensinar. Elencou-se a partir dos objetivos da pesquisa, a seguinte questão problema: em relação ao processo de formação vivenciado pelos egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFC Campus Camboriú, regidos pelo Projeto Político Pedagógico de 2018, quais as práticas pedagógicas que contribuíram no processo formativo do aprender a ensinar? Como aporte teórico, a pesquisa fundamenta-se sobre práticas pedagógicas em Franco (2013, 2016). Acerca do aprender a ensinar em Farias (2012), Farias et. Al (2022). No que tange a Didática e formação de professores Libâneo (1994,2006), Pimenta e Severo (2020) e Freire (2011, 2023). A respeito da historicidade e formação do curso de Licenciatura em Pedagogia, os estudos foram abarcados em Brandt e Hobold (2020), Brandt, Hobold e Farias (2021), Saviani (2014, 2015), Tanuri (2000), Scheibe e Durli (2011), Bissoli da Silva (2003) e outros. Acerca da Educação Profissional no Brasil em Manfredi (2002) e sobre a constituição dos Institutos Federais de Educação, foram utilizadas a Legislação pertinente a instituição da rede de Institutos Federais (Lei 11.892/2008) e os estudos de Pacheco (2010), as quais trouxeram embasamento à pesquisa desenvolvida, para destacar quais os processos formativos que contribuíram para aprender a ensinar. A pesquisa de abordagem qualitativa abrangeu a produção de dados, estudos bibliográficos e documentais do PPC do curso e sua matriz curricular de 2018. Os participantes da pesquisa foram os egressos do curso, pertencentes às turmas LP 18, LP19 e LP 20. Como técnica de pesquisa foram aplicados questionários eletrônicos aos egressos compostos de perguntas fechadas e abertas. Para análise dos dados apresentados nos questionários, utilizou-se da análise de conteúdo de Franco (2018) e Bardin (2020). Os resultados parciais encontram-se em análises. Na análise documental dos componentes curriculares do PPC, verificam-se indicativos de processos formativos para o aprender a ensinar, que ainda serão categorizados e aprofundados. Pretende-se contribuir para a produção de conhecimento sobre o aprender a ensinar por meio dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos no curso de Licenciatura em Pedagogia pesquisado.