PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM ESTADO DO CONHECIMENTO (2012-2023)
Tecnologia Assistiva. Práticas Pedagógicas. Atendimento Educacional Especializado.
Este estudo, desenvolvido em nível de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) stricto sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Linha de Pesquisa ‘Processos Educativos e Inclusão’, tem como objetivo geral: distinguir, a partir de um estado do conhecimento, o que mostram as produções acadêmicas de dissertações e teses publicadas no Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a respeito das práticas pedagógicas envolvendo a Tecnologia Assistiva (TA) por docentes atuantes no Atendimento Educacional Especializado (AEE), em um recorte temporal de 2012 a 2023. De forma maisespecífica,busca-se: a) apresentar conceitualmente a área da TA. b) identificar as propostas de práticas pedagógicas de docentes do AEE no escopo da pesquisa; c) explicar as áreas de abrangência da TA envolvidas nas práticas pedagógicas; d) analisar as perspectivas apresentadas nas produções acadêmicas sobre práticas pedagógicas de docentes do AEE envolvendo a TA. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se na teoria histórico-cultural, de natureza básica, com abordagem qualitativa, por meio do método Estado do Conhecimento (EC) apresentado, basicamente, por Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021), amparada por princípios da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Temos como arcabouço teórico as contribuições de autores como Vygotsky (1898-1934), sobretudo nos seus fundamentos de defectologia, apresentados na obra organizada, editada, traduzida e revisada tecnicamente por Prestes e Tunes (2021), além deautores e autoras comoDiniz (2012), Pellanda (2009), Romanowski e Ens (2006), Morosini (2015), Bock e Nuernberg (2018), Galvão Filho (2009; 2012; 2022), Bersch (2006; 2008) e Passerino (2011), dentre outros. Os resultados iniciais desta investigação apontam para escassez de conhecimento sobre TA por parte dos docentes no contexto da Educação Especial, o que impacta diretamente a qualidade o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial (EPAEE).